Nova reunião entre credores e a Grécia termina sem acordo

O Primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, e os dirigentes das instituições europeias e o Fundo Monetário Internacional (FMI) reuniram-se hoje para tentar chegar a um acordo nas negociações, mas as partes não conseguiram aproximar posições.

Alexis Tsipras

Tsipras expressou no encontro seu desacordo com as novas contrapropostas do FMI ante o Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, o do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, o do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, bem como a diretora do FMI, Christine Lagarde.

O governo grego expressou seu repúdio a um programa "que transfere o ônus sobre trabalhadores e aposentados com medidas sociais injustas, enquanto paralelamente propõe evitar o aumento do peso sobre os que mais têm".

A delegação grega tentou defender sua posição sobre a base do texto de sua própria proposta, que foi aceita na segunda-feira (22) pelas instituições para a discussão.

Para esta quinta-feira (25), está prevista em Bruxelas outra reunião extraordinária entre a Grécia e as instituições, ao mesmo tempo em que se iniciará a Cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, na qual também estará sobre a mesa a referida questão.

Tampouco o Eurogrupo conseguiu avanço entre os ministros de Finanças, e como os demais responsáveis econômicos e políticos da UE voltarão a se encontrar em caráter de urgência.