China pede acordo abrangente sobre questão nuclear iraniana
O representante permanente da China na ONU, Wang Min, apelou, nesta terça-feira (23), pela breve chegada de um acordo abrangente sobre a questão nuclear iraniana.
Publicado 24/06/2015 11:16
Wang Min falou durante uma audiência do Conselho de Segurança da ONU, em que a comissão de sanções contra o Irã da entidade apresentou os seus trabalhos. O diplomata destacou que a pronta assinatura do acordo pode contribuir com a preservação do sistema internacional de não-proliferação nuclear e com a paz e a estabilidade do Oriente Médio.
Wang Min assinalou que a China quer continuar participando das negociações e dedicar esforços constantes pela resolução completa, permanente e apropriada do problema.
Conforme o representante, a China sempre defende que todas as partes envolvidas possuem a responsabilidade de implementar a resolução de sanções do Conselho de Segurança da ONU de forma atenciosa, precisa e abrangente, mas a adoção de sanções contra o Irã não representa o objetivo essencial da decisão. Os trabalhos da comissão e do Conselho de Segurança devem servir para a solução da questão nuclear iraniana por meio de negociações.
O diplomata chinês realçou que a data final para as negociações sobre a questão nuclear do Irã está chegando. Todas as partes mostraram forte vontade para promover a ratificação de um acordo abrangente sobre a questão e estão acelerando as discussões em relação ao texto do documento.