Representante do Leste ucraniano pede mais esforço pela paz
O representante da proclamada República Popular de Donetsk (RPD) nas negociações do Grupo de Contato, Denis Puchilin, classificou de insuficientes os esforços para uma paz na Ucrânia, em meio a crescentes tensões em torno de Donbass.
Publicado 17/06/2015 10:10
Puchilin afirmou no término da rodada de diálogos realizada nesta terça-feira (16), em Minsk, na Belarus, que as ações positivas não são suficientes para fortalecer o regime de cessar-fogo e avançar face a um acordo do conflito ucraniano.
O comissário oficial nas negociações considerou que o encontro em geral não cumpriu as expectativas para Donetsk e Lugansk, ainda que tenham alcançado determinados passos positivos, acrescentou.
Puchilin indicou que se prolonga a solução de questões nos subgrupos de trabalho, criados em torno das agendas sobre segurança, processo político, economia e assuntos humanitários, a maioria chave para iniciar um processo de diálogo direto entre Kíev e os territórios rebeldes.
“Quando é prolongado esse processo, a situação se reflete na linha de contenção e o percebemos”, sublinhou o também vice-titular do Conselho Popular (parlamento) da RPD.
Com sede no hotel Presidente, na capital da Belarus, a reunião foi realizada primeiramente entre subcomissões e depois entre os representantes oficiais do Grupo de Contato, integrado por observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), da Rússia, Ucrânia e Donbass.
A representante especial da OSCE, Heidi Tagliavini, que renunciou ao cargo no início de junho, disse que era prematuro falar de um avanço nas negociações.
Indicou que o trabalho prosseguirá na próxima semana, para quando foi fixada outra rodada de consultas do Grupo, em meio a uma deterioração da situação na linha de frente entre as tropas ucranianas e as milícias rebeldes.
Em um informe publicado no último domingo, a OSCE advertiu sobre a intensidade dos casos de violação do cessar-fogo na zona do aeroporto de Donetsk e no flanco noroeste da cidade capital.