Evaldo Lima propõe mudar nome de praça que homenageia ditador

Contra qualquer saudosismo sobre o período de ditadura militar no Brasil, tramita na Câmara Municipal de Fortaleza projeto de lei do vereador Evaldo Lima (PCdoB) que propõe a mudança do nome da Praça Presidente Costa e Silva, no bairro Henrique Jorge, para Praça dos Pássaros Livres. A mensagem do parlamentar representa um pedido consciente feito pelos próprios moradores da localidade. Para Evaldo, a aprovação desta mensagem significa uma justa e singela correção histórica.

"As marcas dos anos sombrios não merecem atravessar as décadas em formato de homenagem. São motivo de vergonha, tristeza e indignação. Portanto, sugerimos a retirada do nome de Costa e Silva, segundo presidente do período militar e responsável pela edição do AI-5, o golpe dentro do golpe, que liberou tantas torturas e violências contra os que se erguiam contrários ao 'cale-se'. Não há como se sentir bem ao lembrar daqueles que institucionalizaram a repressão", disse Evaldo em sessão plenária da última quarta-feira (27/05).

O vereador lembrou que a ditadura entrou em decadência e findou em 1985, resultado da luta corajosa do povo brasileiro. E não há, segundo ele, motivos para guardar recordações deste período. "É democracia que respiramos hoje, diariamente reforçada por múltiplas militâncias e causas voltadas aos interesses sociais. As cicatrizes da era do autoritarismo nos fortaleceram e hoje lutamos para afastar qualquer traço de saudosismo do pensamento ditatorial", argumentou.

Lembrando a canção "Pavão Mysteriozo", clássico do compositor cearense Ednardo, Evaldo Lima finalizou sua fala sobre o projeto com o pedido de apoio contra a exaltação dos vilões do país durante o regime militar. "Eles eram muitos, mas não puderam voar. Ditadura nunca mais", encerrou.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)