ONU elogia trabalho de apoio a refugiados desenvolvido pela Venezuela

O Alto Comissionado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) reconheceu o trabalho da Venezuela para garantir o cumprimento dos Tratados Internacionais em matéria de Direitos Fundamentais.

Tarek Saab Defensor da Venezuela

Em um encontro realizado na segunda-feira (25) entre o defensor do povo venezuelano, Tarek William Saab, e Mónica Sandri, representante da ONU na Venezuela, foram estabelecidas estratégias conjuntas para atender aos cidadãos colombianos, refugiados nesta nação.

“O Acnur reconheceu a Venezuela como um Estado cumpridor dos tratados internacionais em matéria de Direitos Humanos, bem como o importante papel que tem tido no apoio e acompanhamento de cidadãos colombianos que vivem no país sob o status de refugiados”, afirmou Saab ao concluir a reunião.

Ele detalhou que seu país outorgou condição de refugiado a 5.788 pessoas, levando em conta haver o temor de que suas vidas correm perigo, particularmente na Colômbia.

Afirmou, além disso, que na Venezuela existe a Comissão Nacional de Refugiados, cujo fundamento legal se suporta na Lei Orgânica sobre Refugiados e Refugiadas e Exilados e Exiladas, promulgada em 2001.

“O Acnur reconhece que a Venezuela é um dos países da América Latina com maiores resultados positivos em matéria de cumprimento e apoio a cidadãos colombianos que fugiram da guerra que açoita esse país”, destacou.

Saab informou que de 1 de janeiro deste ano até 10 de maio ingressaram de maneira ilegal no país e, portanto, foram deportados 5.497 cidadãos colombianos.

Fonte: Prensa Latina