Discurso do premiê chinês na Cepal repercute positivamente

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, fez, na última segunda-feira (25), um discurso na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Os especialistas consideram que as palavras de Li Keqiang refletem a sinceridade do governo chinês para as cooperações com a região, e que as cooperações bilaterais vão ser um modelo de ganha-ganha.

Primeiro-ministro da China, Li Keqiang

O ex-embaixador do Chile na China, Fernando Reyes, disse à imprensa que no ano passado, o presidente chinês, Xi Jinping, fez uma visita oficial à América Latina, e apenas dez meses depois, o primeiro-ministro da China visitou de novo a região, mostrando que as cooperações entre as duas partes já entraram numa nova fase, se destacando não só na área comercial, como também sendo uma maneira comum de industrialização de ambos os lados. Para ele, o objetivo de financiamento e de investimento está em procurar o desenvolvimento das duas partes.

O vice-secretário executivo da Cepal, Antonio Prado, revelou que a América Latina e o Caribe necessitam anualmente de 5% do seu PIB para investir em infraestruturas, sendo ainda insuficiente. Portanto, ele apontou que o fortalecimento das cooperações com a China na área de infraestrutura é necessário e que o espaço de cooperação é bastante amplo.

O diretor do Departamento de Comércio e de Integração da Cepal, Osvaldo Rosales, disse que o discurso do premier chinês mostrou que a China é sincera e está bem preparada para realizar cooperações com os países latino-americanos e caribenhos. Ele acha que as duas partes decidiram elevar as cooperações comerciais para cooperações de produção energética e de investimentos, o que corresponde às exigências da reestruturação da economia latino-americana.

Fonte: Rádio China Internacional