Cuba exalta a permanência do pensamento de Che Guevara
O pensamento econômico e político do comandante cubano-argentino Ernesto Che Guevara mantém sua vigência até nossos dias, concordam estudiosos de sua obra e colegas de luta.
Publicado 20/03/2015 11:31
Em uma conferência dada na Associação Cubana das Nações Unidas, o doutor Roberto Vizcaíno fez referência à projeção internacional de Che, que sempre alertou sobre futuros eventos que hoje ocorrem no cenário internacional.
“Guerras imperialistas contra nações pobres foram previstas por Che e hoje acontecem no Iraque e contra o governo da Síria e seus cidadãos, citando apenas dois exemplos”, disse Vizcaíno.
Recordou que o Che sempre pediu vigilância às ambições hegemônicas, daí que a América Latina – que ascendeu com os processos progressistas de Venezuela, Uruguai, Bolívia e Equador – deve tomar as rédeas do destino do continente, sempre elevando o conceito da unidade.
“Temos que recorrer às lições de Che, sobretudo no sentido da ordem, do estado de direito e de uma eficiente administração”, opinou Vizcaíno.
Maximino González, colega de luta do Guerrilheiro Heroico, como também é conhecido Che, afirmou que teve uma elevada consciência da importância da administração, ao mesmo tempo em que foi um exemplo de virtude, honradez e amor à pátria.
Fonte: Prensa Latina