Ban Ki-moon expressa preocupação com drama da imigração na Europa
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, demonstrou estar alarmado com a morte de imigrantes que chegam à costa italiana, principalmente do norte da África.
Publicado 19/03/2015 10:25
Durante uma entrevista coletiva junto com o chefe da diplomacia italiana, Paolo Gentiloni, Ban expressou horror pelo aumento das mortes entre aqueles que cruzam o Mediterrâneo rumo a Europa.
O Secretário-Geral da ONU também lembrou daqueles que foram abandonados no mar durante as suas viagens e as vítimas de traficantes de seres humanos.
Ban tem reuniões programadas com o presidente Sergio Mattarella e o primeiro-ministro Matteo Renzi para tratar, entre outras questões, do problema da imigração.
Só neste ano, chegaram à costa italiana 7.882 estrangeiros, um aumento de 43% sobre o mesmo período em 2014, quando o valor registrado foi de 5.506.
Em 2014, ao todo, a costa italiana recebeu cerca de 166 mil imigrantes, enquanto, segundo o Alto Comissário da ONU para Refugiados informou que três mil morreram em todo o Mar Mediterrâneo, no mesmo ano.
Explicou ainda que nos últimos 15 anos, 23 mil pessoas morreram tentando atravessar o Mediterrâneo a caminho da Europa.
Fonte: Prensa Latina