Evaldo Lima reforça necessidade de requalificação do Centro

O prefeito Roberto Cláudio esteve na Câmara Municipal de Fortaleza, na última terça-feira (10), para debater com os parlamentares a proposta de requalificação do Centro de Fortaleza e Orla Marítima. Através do financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), a atual gestão planeja investir na valorização e ampliação da infraestrutura dos pontos da capital.

Líder do governo na Casa Legislativa, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) reforçou a importância da mensagem e destacou o impacto positivo que a ação trará para reocupação dos espaços públicos.

Conforme aponta o Programa de Valorização e Ampliação da Infraestrutura e Atividade Turística de Fortaleza, feito pela Secretaria do Turismo (Setufor), cerca de R$ 1,1 bilhão deve ser investido para as melhorias no Centro, com metade do valor como contrapartida da Prefeitura. Em seu pronunciamento, Evaldo ressaltou que a cidade de Fortaleza precisa desta requalificação para cuidar melhor do seu patrimônio histórico.

"Quero destacar a excelência do trabalho que foi desenvolvido na Setufor. Trata-se da requalificação do Centro de Fortaleza. Há uma perspectiva equivocada de que é preciso se fazer a revitalização do Centro da cidade. Na verdade não é revitalização. Há vida no Centro da cidade de Fortaleza. Há história, há cultura, há memória. O que precisamos realmente realizar é a requalificação e reocupação do Centro. Isso se dá através do planejamento da cidade, levando em conta sua dimensão histórica", argumentou o parlamentar do PCdoB.

Evaldo afirmou ainda que o planejamento não se equaciona problemas que foram acumulados ao longo de décadas numa gestão de quatro anos. Mas objetiva sim "uma Fortaleza renovada, que tem um olhar atento para o seu patrimônio histórico". Segundo o vereador, a região do Centro, desprestigiada por erros do passado, precisa ganhar em nova ocupação. "Precisamos melhorar habitação, novo comércio, estimular hotelarias. Antes os principais hotéis da cidade estavam localizados no centro da capital, como o Excelsior", pontuou.

O programa da Prefeitura de Fortaleza visa à requalificação de todos os prédios históricos do Centro, assim como reforma de 41 km de vias que passam por ele, Praia de Iracema, Jacarecanga e Moura Brasil. Novas fiações, construção de calçadões e estacionamentos subterrâneos são outros pontos previstos pelo planejamento municipal. "Essa é uma das marcas dessa gestão. Pensar a cidade e projetá-la para o futuro respeitando a sua memória", finalizou Evaldo Lima.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)