Pablo H. Barbosa: Dia histórico para o movimento estudantil da Unifor

Por *Pablo Henrique Barbosa

Hoje é um dia muito especial para movimento estudantil da Unifor. O DCE da universidade, Gestão Podemos Mais, conquistou uma grande vitória para os estudantes: pela primeira vez na história a direção da Unifor voltou atrás de um aumento da mensalidade. Neste ano, o crédito estudantil foi reajustado em mais de 12%.

Sabendo desse absurdo, o DCE mobilizou um ato na segunda semana de aula. Nossa luta ganhou força com as declarações do Ministro da Educação Cid Gomes, que alegou não liberar linha de crédito para novos contratos do FIES, Programa de Financiamento Estudantil, para universidades que aumentaram suas mensalidades acima da inflação que foi de 6,4% em 2014. Com isso nossa reivindicação ganhou força.

No dia seguinte do nosso ato, os deputados estaduais Elmano de Freitas (PT) e Carlos Felipe (PCdoB) fizeram pronunciamento na Assembleia Legislativa do Ceará em defesa da reivindicação dos estudantes e fizeram a proposta de realizar uma audiência pública para debater essa questão do aumento e da suspensão dos novos contratos do FIES. A audiência aconteceu na última terça-feira (03/03), onde estiveram presentes representantes da OAB, Procon, Decon, Defensoria Pública, Vice Reitoria da Unifor, UNE, DCE Unifor, SINEP, dentre outras instituições.

Durante a audiência pública, fomos surpreendidos com nota no site da Unifor avisando da revisão do reajuste, que vai ser garantido um desconto de 5,88% e com isso o aumento real desse semestre ficou de 6,12%, ou seja, abaixo da inflação. Foi garantida essa importante vitória do DCE da Unifor – Gestão Podemos Mais.

Mas ainda não podemos relaxar, ainda não estão garantidas as novas bolsas do FIES para esse semestre. Segundo o Vice Reitor, o primeiro esforço será para agilizar o adiamento dos contratos de quem já tem FIES, que são mais de oito mil estudantes. Após isso será analisada a questão dos novos contratos.

O DCE não vai parar de fazer pressão até garantir que esse semestre tenha uma linha de crédito para novos contratos do FIES. Existe uma demanda enorme de estudantes que necessitam desse financiamento para continuar seus estudos. "Eu pago, não deveria, educação não é mercadoria".


*Pablo Henrique Barbosa é presidente do DCE da Unifor

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.