Ministério da Integração Nacional discute reestruturação do Dnocs
Uma reunião no Ministério da Integração Nacional debateu, esta semana, a reestruturação do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs). O deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), articulador do encontro ao lado de integrantes da Associação de Servidores do Dnocs (Assecas), destacou a urgência em novas medidas em prol do fortalecimento e da revalorização da instituição.
Publicado 27/02/2015 11:30
O deputado destacou a necessidade de ações de convivência com a seca especialmente neste 2015 em que o Nordeste brasileiro tem a perspectiva de enfrentar o quarto ano seguido de estiagem, situação que levou inclusive o Governo do Estado do Ceará a desenvolver um plano especial de ações para assistência à população.
O deputado Chico Lopes e os servidores do Dnocs Roberto Morse e Clécio Jean, integrantes da Assecas, foram recebidos pelo secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, Carlos Antônio Vieira Fernandes .
Durante a reunião, foram debatidas estratégias para a reestruturação do Dnocs, movimento que vem ensejando ações do parlamentar há vários anos, com destaque para a campanha “Fica, Dnocs”, promovida no primeiro semestre de 2013, quando havia risco de a direção geral do Departamento ter sua sede mudada de Fortaleza para outra capital.
“A luta dos servidores do Dnocs é a mesma luta de toda a sociedade: por um Dnocs forte, atuante, capaz de cumprir seu papel de colaborar com ações de convivência com a seca, favorecendo a população que mais precisa, o povo do sertão nordestino, mas também contribuindo para o desenvolvimento do Brasil como um todo”, destacou Chico Lopes, após a reunião.
“A reunião desta tarde no Ministério da Integração foi importante para dar sequência a essa luta. Esse é um compromisso do Governo Federal que estamos acompanhando atentamente, colaborando e também cobrando. Juntamente com ações como o projeto São Francisco, a presença de um Dnocs reestruturado e com nova capacidade de dar sua contribuição será essencial para mudar o quadro vivenciado até hoje pelo nosso País”, avalia o parlamentar.
Segundo ele ainda, novas reuniões e atividades quanto ao tema acontecerão no Congresso Nacional e nos estados de atuação do Dnocs. A área de atuação do DNOCS é compreendida pelos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, e parte de Minas Gerais, abrangida pelo Polígono das Secas, excetuada a área da Bacia do São Francisco, situada nos Estados da Bahia, Alagoas, Sergipe e Minas Gerais.
Do Portal Vermelho
De Brasília, com informações da Ass. Dep. Chico Lopes