Senador pede que Gilmar Mendes vote sobre financiamento de campanha
O senador João Capiberibe (PSB-AP) fez um apelo para que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes dê continuidade ao julgamento do processo que pode acabar com o financiamento privado de campanhas eleitorais.
Publicado 10/02/2015 11:48
O julgamento foi interrompido em abril do ano passado por um pedido de vista de Gilmar Mendes. A votação estava em seis a um contra as doações de empresas privadas, um placar que, em tese, não poderia ser revertido.
João Capiberibe lembrou que o financiamento privado de campanhas eleitorais faz com que o comprometimento dos eleitos deixe de ser com os interesses da sociedade e passe para a defesa dos interesses dos financiadores das campanhas.
“É importante que a gente finalmente tenha o desenlace dessa questão. Isso deveria ter sido feito pelo Parlamento na reforma política. Já que o parlamento se mantém inerte e imobilizado diante dos grandes interesses, os ministros do STF tomaram essa decisão, restando apenas o voto do ministro Gilmar Mendes. A minha expectativa é que esse voto seja dado o mais breve possível”, disse o senador.
Do Portal Vermelho
De Brasília, com Agência Senado