Petrobras comemora melhora operacional
A Petrobras bateu novo recorde de eficiência operacional nas unidades de Exploração e Produção das regiões norte e nordeste. O resultado de 95,2% de 2014 é maior do que em 2013 e marca o quinto ano consecutivo de crescimento.
Publicado 22/01/2015 17:18
Empresas do setor medem a eficiência operacional pela fração produzida em relação ao potencial do campo. Na região, predomina a produção terrestre de petróleo e gás natural.
Registraram alta eficiência operacional as bacias do Recôncavo, Ceará, Potiguar, Sergipe-Alagoas e Amazonas. De acordo com a estatal, o resultado foi possível graças à otimização dos processos, como o uso de técnicas de injeção de água e vapor para aumentar o fator de recuperação dos campos. E do programa de manutenção de plataformas.
A Petrobras atribui à melhora da Bacia de Sergipe-Alagoas, a melhoria do navio-plataforma Piranema Spirit, instalado no campo de Piranema, assim como a otimização da parada programada da unidade.
No Rio Grande do Norte e Ceará, por sua vez, o aumento de produtividade está relacionado à adequação dos equipamentos de produção e redução de paradas dos poços por condições de meio ambiente e segurança. “Contribuíram para esse resultado, a melhoria do tempo de vida útil do método de elevação por bombeio centrífugo submerso (BCS) – que permite produção de maiores vazões -, o plano de melhoria da confiabilidade do sistema elétrico das instalações, assim como a adequação da manutenção em equipamentos elétricos”, explicou a estatal em nota.
No Amazonas, foi a continuidade da rotina de manutenções preventivas dos compressores de injeção de gás e a conversão de um compressor (que permitiu aumento de capacidade), que garantiu os ganhos.
Na Bahia dois novos compressores foram instalados em estações de gás.
Fonte: GGN