Colômbia: Secretário da Unasul apoia decisão de cessar-fogo bilateral
O secretário geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), Ernesto Samper, expressou nesta quinta-feira (15) seu apoio à decisão do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, de avançar para um cessar-fogo bilateral com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A medida é uma reivindicação do grupo insurgente desde o início das negociações de paz.
Publicado 16/01/2015 10:40
Em sua conta no Twitter, o titular do bloco regional qualificou como "valente" a decisão do presidente Juan Manuel Santos "em caminhar para o cessar-fogo bilateral que será o início do fim da guerra".
O mandatário colombiano ordenou que a equipe negociadora, presente nos diálogos de paz que estão sendo realizados em Havana, inicie o mais rápido possível a discussão sobre um cessar-fogo bilateral.
Samper, que foi presidente da Colômbia de 1994 a 1998, indicou que a Unasul compartilha a decisão acerca da desescalada militar, o que ocorre depois de mais de dois anos de diálogos entre Bogotá e a guerrilha insurgente.
Além disso, manifestou a disposição do bloco subregional de contribuir nesse processo ao afirmar que "estamos prontos para ajudar".
Santos ordenou aos negociadores do governo iniciar discussões para um "bilateral e definitivo cessar-fogo e das hostilidades" com a guerrilha.
A partir de Havana, sede dos diálogos de paz, as Farc expressaram seu beneplácito por essa decisão e a disposição de avançar para o fim das hostilidades.
Fonte: Prensa Latina