Universidades estaduais: Inácio agilizará concurso para professor

O senador Inácio Arruda (PCdoB), que assumirá em fevereiro a Secretaria da Ciência e Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece) enalteceu o anúncio feito pelo governador Camilo Santana de realizar um concurso público, com oferta de 249 vagas para professor efetivo, sendo 120 para a Uece, 67 para a UVA e 62 para a Urca, para suprir o déficit emergencial.

O futuro secretário participou da reunião realizada na última terça-feira (06/01), no Palácio da Abolição, com os reitores das três universidades estaduais, representantes do sindicato dos professores e das entidades estudantis, além da vice-governadora Izolda Cela, do secretário da Fazenda, Mauro Filho e secretário-chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista. A realização do concurso está condicionada ao fim da greve dos professores, que já dura quase quatro meses.

“Estamos atendendo, inicialmente, as demandas mais emergenciais”, disse Inácio Arruda, que já agendou uma reunião com os reitores e lideranças dos professores, servidores e estudantes para a próxima quarta-feira, dia 14 de janeiro, na sede da Secitece, para dar agilidade ao edital do concurso. Inácio propôs também, logo que tome posse oficialmente, fazer uma visita à reitoria das três universidades para saber das reivindicações de cada uma, conhecer a produção cientifica e saber como cada universidade está contribuindo para o crescimento científico e tecnológico do estado do Ceará.

Saiba mais

O governador Camilo Santana também assumiu o compromisso de encaminhar a nomeação de 26 professores da URCA, já aprovados em concurso. Ele prometeu também manter um diálogo permanente com os representantes das três universidades estaduais.

Durante a reunião, o governador e a comitiva receberam ainda alunos e representantes dos sindicatos das universidades para tratar das demandas do movimento grevista, que se arrasta desde o dia 17 de setembro de 2014, dentre elas questões ligadas a Servidores Técnico-administrativos; leis complementares ao plano de cargos carreiras e vencimentos dos docentes; política de assistência estudantil; reforma e ampliação do campus de Itapipoca e concurso emergencial para professores efetivos.

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações da Assessoria de Inácio Arruda e do Governo do Estado)