Chico Lopes comemora compromisso da presidenta Dilma com educação
O momento é de avançar, rumo a novas conquistas para a educação brasileira, com mais investimentos e ações para atingir um novo patamar de inclusão e qualidade. A avaliação é do deputado federal e professor Chico Lopes (PCdoB-CE). Para o parlamentar, o pronunciamento da presidenta Dilma ao tomar posse em seu segundo mandato, colocando a educação como “prioridade das prioridades”, é motivo de entusiasmo e expectativa para todos que defendem a educação e o desenvolvimento social do Brasil.
Publicado 02/01/2015 11:01
Militante histórico da educação e autor da emenda à lei do piso salarial nacional dos professores, o deputado diz que “assim como o presidente Lula havia feito ao colocar o combate à fome como meta central do seu primeiro governo, a presidenta Dilma acertou ao definir uma meta, um objetivo principal para seu segundo mandato. E mais ainda em colocar a educação nesse primeiro plano de prioridade, de urgência e de atenção, para um País que, como a própria presidente destacou, quer acelerar o seu caminho para ser uma das nações mais desenvolvidas e socialmente justas de todo o mundo”, ressalta Chico Lopes.
“Levar a educação para o centro dos acontecimentos, destacando o Brasil como uma pátria educadora, é importante para aumentar em toda a sociedade o debate sobre a educação que temos, com os muitos avanços que conquistamos, mas também sobre a educação que queremos, com muitos passos importantes a serem dados, para mais qualidade de ensino, mais inclusão social, mais igualdade de oportunidades”, aponta o deputado.
“É fundamental que a educação, que é um tema que diz respeito a todos, seja mais discutida pelas pessoas, no dia a dia, nas famílias, nos locais de trabalho, nos momentos de lazer. Qualidade de ensino, valorização do professor, currículos regionais, papel da escola, papel da família, 10% do PIB, 50% do fundo social do pré-sal, o novo Plano Nacional de Educação, a escola em tempo integral… Temos muito a debater e a fazer”, detalha.
“Uma grande mobilização social tem poder de fazer a diferença para realmente aproveitarmos estes quatro anos para conquistar avanços que ficarão para a história e ajudarão nas mudanças”, complementa Chico Lopes.
Para o deputado, o destaque dado pela presidenta Dilma ao tema da educação e a presença de um cearense, o ex-governador Cid Gomes, como ministro da educação, colocam o Ceará em destaque no objetivo de dar novo impulso à educação nos próximos quatro anos.
“O desafio é avançar, em todo o País, em todas as modalidades de ensino, incluindo a ampliação de experiências bem-sucedidas, como o Programa de Alfabetização na Idade Certa, que teve bastante sucesso no Ceará e será reforçado como um exemplo nacional”, enfatiza Lopes.
Ensino Médio
O deputado, também autor da emenda à lei do FIES que ampliou de 60% para 100% o financiamento de curso superior para estudantes, destaca como um desafio especial a reforma do Ensino Médio, que já vem sendo debatida no Congresso Nacional.
“Temos feito essa discussão na Comissão Especial de Reforma do Ensino Médio, com ideias interessantes para ampliar a qualidade e a efetividade desse ensino, para que sejamos capazes de oferecer ao aluno uma escola mais atrativa, capaz de despertar e manter seu interesse. Agora, com o novo ministro da Educação e com o destaque dado pela presidenta Dilma à educação, é importante ampliar esse debate para toda a sociedade, para que possamos fazer a melhor reforma e contar com um Ensino Médio que reflita melhor a realidade de hoje e prepare o aluno para diversas possibilidades, não apenas para o vestibular ou o Enem”, avalia Lopes.
Ele destaca como positivas as declarações do novo ministro da Educação quanto à reforma do Ensino Médio. “O ministro apontou essa reforma como uma tarefa importante, mas deixou claro que só serão feitas mudanças depois de debate com a sociedade. Esse é o caminho. Temos já um acúmulo de reflexões nessa área, inclusive com a participação de especialistas. Este é o momento de avançar nesse debate e de fazer a melhor reforma, em prol dos nossos estudantes e também garantindo a valorização dos professores”.
Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Chico Lopes