Agricultores familiares têm acesso facilitado a linhas do Pronaf
Agricultores familiares podem acessar a linha de crédito do Pronaf Agroindústria, tendo, no mínimo, 80% da produção beneficiada, processada ou comercializada por eles. É o que define a nova resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) que aprova ajustes no Manual de Crédito Rural (MCR) para financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Publicado 22/12/2014 16:43
Antes da resolução, os agricultores familiares, que possuem Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), precisavam ser responsáveis por 100% da produção para acessar o investimento. A medida também alterou a porcentagem para empreendimentos familiares com DAP jurídica. Agora, 70% do que é beneficiado, processado ou comercializado precisam ser produzidos pelos membros do empreendimento. Antes, o limite mínimo era de 80%.
Ainda foi aprovado que os agricultores familiares, principalmente pescadores, terão acesso facilitado ao financiamento de motores para embarcações. Foi retirada a exigência de que esses equipamentos estivessem registrados na relação de Credenciamento de Fabricantes Informatizado (CFI) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os interessados podem consultar apenas a lista de equipamentos do Programa Mais Alimentos.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário