Evaldo Lima: Audiência pública debaterá Plano Diretor Cicloviário

Os avanços da Prefeitura de Fortaleza por uma melhor mobilidade urbana na cidade ganham um novo e importante capítulo nesta primeira semana de dezembro. Na próxima quinta-feira (04/12), às 14 horas, na Câmara Municipal de Fortaleza, acontecerá audiência pública para discussão do Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI).

Autor do requerimento, o líder do governo na Casa, Evaldo Lima (PCdoB), considera o momento fundamental para consolidar a nova configuração de trânsito na Capital. “A gestão do Prefeito Roberto Cláudio tem avançado bastante em relação à utilização de bicicletas como modal de transporte. Esta nova realidade exige um aprimoramento da Educação no Trânsito, mais respeito e civilidade entre ciclistas e motoristas. Para alcançarmos esta condição ideal, será indispensável a construção do debate e da conscientização junto à população”, afirmou o vereador.

O encontro na CMFor contará com a presença de parlamentares e representantes da Secretaria da Infraestrutura de Fortaleza, do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (PAITT) e do Grupo de Atuação Especial de Educação, além de cicloativistas. Em pauta estarão todos os pontos detalhados que envolvem o desenvolvimento da malha cicloviária do município. Numa construção coletiva de Prefeitura e população, a audiência pública visa ao esclarecimento e a explanação das vantagens que uma cidade redesenhada para as bicicletas traz ao convívio social.

O Plano Diretor Cicloviário Integrado vem para regular e ordenar as ações para ciclistas da cidade através de políticas de atuação e gerenciamento de obras pelos próximos 15 anos. A documentação elaborada pela atual gestão de Fortaleza prevê 524 km de rede cicloviária. O investimento previsto até o término do período de vigência é de R$ 54 milhões, tendo como fonte de financiamento 2% da receita anual da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC).

Desde o início dos trabalhos da gestão do prefeito Roberto Cláudio voltados ao desenvolvimento do PDCI, foram consultados especialistas da Seinf e membros de grupos cicloativistas em reuniões públicas. O plano, assim, foi traçado abertamente para consulta popular, e tem 71% das suas propostas indicadas pela sociedade.

Hoje, Fortaleza tem 75 km de ciclovias municipais, estaduais e federais, além de 16,3 km de ciclofaixas, o que totaliza 91,3 km de percurso em vias com espaço exclusivo para ciclistas.

A Prefeitura de Fortaleza tem trabalhado em diversas ações para a melhoria do Transporte Público através das bicicletas. O Sistema de Bicicletas Compartilhadas, lançado em outubro, prevê 40 estações disponíveis até 2015. No último mês de setembro, a cidade ganhou novos estímulos para pedalar com a Ciclofaixa de Lazer. O programa ocorre todos os domingos, de 7 horas às 13 horas, e vai da Avenida Washington Soares até o Passeio Público.

Serviço

Audiência Pública sobre o Plano Diretor Cicloviário Integrado de Fortaleza

Data: Quinta-feira (04/12)
Horário: 14h
Local: Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza (R. Dr. Thompson Bulcão, 830)

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)