Governo da Venezuela consolida poder entre mulheres e trabalhadores
O governo venezuelano conclui neste sábado (29) a instalação de Conselhos Presidenciais do Governo Popular, em particular dos trabalhadores e os da Mulher e Igualdade de Gênero.
Publicado 29/11/2014 12:30
Na cerimônia dedicada às mulheres, o presidente da República, Nicolás Maduro, aprovou também a Lei Orgânica sobre o Direito das Mulheres a uma Vida Livre de Violência.
"Cada vez é maior a presença feminina em organizações e movimentos sociais", assinalou o chefe de Estado e chamou a todas as venezuelanas a incorporar à luta contra a guerra econômica.
O presidente também avaliou propostas para beneficiar à maioria dos trabalhadores do país, depois de instalar o Conselho Presidencial do Governo para a Classe Operária.
Dar maior participação a esse setor na tomada de decisões sobre assuntos de política estratégica e impulsionar a economia produtiva são prioridades para a instância recém criada.
Antes, Maduro instalou Conselhos Presidenciais similares em setores chave como dos indígenas, da cultura e da juventude.
Nos últimos sete dias, também prestaram juramento as equipes que integram o sistema de proteção popular para a paz, instrumento contemplado na reforma da Lei Orgânica de Segurança à Nação, aprovada após consulta popular.
Também nesta semana, o estado de Barinas acolheu mais de 60 mil participantes na 9ª edição da Feira Internacional de Turismo da Venezuela 2014 (Fitven), centrada na divulgação de destinos como os planos e as modalidades de natureza.
Ainda nesse período aconteceu a operação Céu Soberano que interveio dez aeroportos e inspecionou mais de mil aeronaves nacionais e estrangeiras, algumas delas expostas a processos investigativos por ligações com o narcotráfico e comércio ilegal de combustível.
A operação é parte da estratégia para fortalecer a luta contra a corrupção, o tráfico de substâncias ilícitas e o uso de aeronaves em propósitos diferentes aos estabelecidos.
E na capital venezuelana inauguraram o Primeiro Festival de Música Latinoamericana Soa Caracas, com programação até o dia 6 de dezembro, que inclui concertos e apresentações de 136 artistas venezuelanos e estrangeiros.
Fonte: Prensa Latina