Movimentos Sociais debatem ações para fortalecer conquistas populares

A Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), organização composta por representantes do movimento sindical, estudantil, de mulheres, racial, de luta pela terra e moradia, entre outros, estão organizando uma grande Plenária dos Movimentos Sociais. A atividade foi definida em reunião realizada na última terça-feira (4), na capital paulista, que debateu ainda ações pelo fortalecimento e ampliação das conquistas populares.

Adilson Araújo - Roberto Parizotti

Entre as questões levantadas pelos participantes, a reforma política e a democratização dos meios de comunicação foram classificados como prioridade, após toda a campanha de oposição que a mídia fez à presidenta durante o último processo eleitoral.

A deputada estadual reeleita pelo PCdoB, Leci Brandão, fez questão de participar da iniciativa e alertou para o conservadorismo que se instalou no Congresso Nacional com o aumento da chamada “bancada da bala” e a diminuição de representantes dos trabalhadores.

Para ela é preciso retomar a luta nas ruas, mesma opinião de Igor Felipe Santos, um dos coordenadores estaduais do MST. Segundo ele há um movimento de intensificação da luta de classes no Brasil e é necessária a reorganização das forças progressistas e populares para avançar no próximo período.

O presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, que participou junto a outras centrais sindicais, defendeu a construção de uma agenda unitária de lutas em defesa da democracia e das vitórias conquistadas pelo povo brasileiro nos últimos 12 anos. Adilson também destacou a relevância do movimentos social para a reeleição da presidenta Dilma.

Da redação do Vermelho, com CTB