Líderes de China e Rússia estreitam relações na Apec
Os presidentes da China e da Rússia, Vladimir Putin e Xi Jinping, estão estreitando suas posições sobre questões importantes relacionadas com as relações bilaterais e internacionais, disse o embaixador Andrey Denisov.
Publicado 07/11/2014 10:26

O diplomata russo em Pequim afirmou à agência de notícias estatal chinesa Xinhua que a coordenação de posições sobre assuntos de grande importância ocorrerá durante a reunião entre os dois líderes na XXII Cimeira da Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec).
“A Apec é a melhor plataforma para estudar as questões relacionadas com o desenvolvimento econômico regional e a Rússia atribui grande importância à sua participação ativa nas reuniões”, disse o diplomata.
O embaixador Denisov avaliou que participar de forma mais ativa na cooperação econômica cria condições favoráveis para o desenvolvimento social e econômico da Rússia, em particular na região oriental, que é um objetivo estratégico do país.
"Vai ser um grande impulso para o desenvolvimento da Rússia oriental se a comunidade de negócios chinesa estiver ativamente envolvida em projetos de investimento na Sibéria e no Extremo Oriente do nosso país", acrescentou.
Denisov disse que também irá ajudar a promover essa região russa a interação com o Cinturão Econômica da Rota da Seda desenvolvido pela China e o corredor de transporte e logística da Eurásia idealizado pela Rússia.
“A China é o principal parceiro da Rússia no mundo e seus laços comuns são um fator importante na salvaguarda da paz mundial”.
O embaixador russo na China disse ainda que sempre é uma necessidade vital melhorar as relações entre grandes países, resolver suas disputas por meios pacíficos, conter o uso ou ameaça de uso da força e manter parcerias em diferentes organismos multilaterais.
Essas ações, disse o diplomata à Xinhua, devem ser os princípios básicos para um novo tipo de relação entre grandes países.
Fonte: Prensa Latina,
tradução Tayguara Ribeiro