Evaldo Lima destaca ações de mobilidade urbana em Fortaleza
Os moradores da Capital já percebem e desfrutam de melhorias no trânsito cotidiano da cidade. Este cenário é possibilitado devido aos investimentos da atual gestão municipal nas ações ligadas ao transporte público. Em sessão na Câmara Municipal de Fortaleza da última quinta-feira (30/10), o vereador Evaldo Lima (PCdoB) ressaltou as vantagens que o fortalezense ganhou com o Bilhete Único e o que ainda tem a usufruir com novas implantações.
Publicado 31/10/2014 13:41 | Editado 04/03/2020 16:26
O líder do governo na Câmara Municipal lembrou que a Prefeitura de Fortaleza tem trabalhado em diversas ações para a melhoria do Transporte Público, dentre elas a integração do Sistema de Bilhete Único, o redesenho do Sistema Complementar, o Programa de Reforma e Ampliação dos Terminais de Integração, o Programa de implantação de BRT, o Programa de implantação de Faixas Exclusivas e o Programa de implantação de ar-condicionado nos veículos.
"O transporte público de Fortaleza atende a um número de passageiros similar ao de 20 anos atrás. Quer dizer, a cidade cresceu, a população cresceu mas, no entanto, o transporte público da cidade ainda atende àquele mesmo número. A gente não é contra carro, mas priorizamos o transporte coletivo com qualidade, conforto e segurança. O sistema de transporte coletivo viabiliza o desenvolvimento da cidade", disse o parlamentar.
Sobre o Bilhete Único, Evaldo chamou atenção para o sucesso do sistema. Atualmente, transporta-se 1,1 milhão de passageiros pagantes por dia beneficiados pelo modelo empregado. O vereador também afirmou que o sistema de Bicicletas Compartilhadas vem para somar mais ainda ao Bilhete Único, reforçando a ideia de uma cidade de mais transporte coletivo. "Isso representa um grande avanço para a cidade de Fortaleza e é algo irreversível", pontuou. A expectativa é de que até o ano que vem 40 estações de bicicletas estejam disponíveis na cidade. Pelo menos 15 devem estar em funcionamento até novembro.
Em sua fala, Evaldo Lima detalhou as principais diferenças entre BRT e faixa exclusiva, a fim de contribuir para o fim de algumas dúvidas da população. O Bus Rapid Train consiste em infraestrutura segregada, embarque e desembarque no mesmo nível dos veículos, sistema de pré-pagamento de tarifa e utilização de veículos de alta capacidade.Já as faixas exclusivas têm faixa segregada (com circulação de transporte particular permitida para o acesso ao longe e conversão), pagamento dentro do veículo e nelas são utilizados veículos convencionais.
O parlamentar destacou também que a implantação de faixa exclusiva para ônibus significa um transporte público mais veloz e eficiente em Fortaleza. Trata-se, afirma Evaldo, de uma redistribuição mais justa do espaço nas vias públicas, além de ser acessível para toda a população. Essa novidade também contribuirá para o descongestionamento do trânsito na Capital, visto que um ônibus pode substituir 40 automóveis. Basta conscientizar o cidadão e ofertá-lo um serviço de qualidade. Até 2016, por exemplo, todos os ônibus devem contar com ar-condicionado, oferecendo conforto aos passageiros que utilizam do meio de transporte.
Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB-CE)