Governo de Minas tem como prioridade aproximar-se mais da população
O presidente do PT-MG, deputado federal Odair Cunha, acompanhado dos deputados Ulysses Gomes (PT), secretário estadual de comunicação do partido e líder do bloco Minas Sem Censura, Cida de Jesus, Secretária Geral do PT-MG, André Xavier, Secretário de Movimentos Populares do PT-MG, Pompilio Canavez (PT) e Sávio Souza Cruz (PMDB), concedeu entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (28), no hotel San Francisco, em BH, para anunciar o balanço das eleições 2014.
Publicado 29/10/2014 11:45 | Editado 04/03/2020 16:49
De acordo com Odair, o partido compreende o recado deixado nas urnas. Um dos principais desafios será a reforma política, clamada nas manifestações de junho do ano passado. “Minas Gerais fez sua parte, apoiou Pimentel e Dilma. Há uma demanda por mais participação popular, mais proximidade entre eleitores e seus representantes. Que o governo esteja mais ao lado de seu povo e sua gente”, afirmou.
Para o presidente do PT-MG, a população percebeu que notícias sobre melhorias para Minas Gerais, divulgadas por psdbistas, não condizem com a realidade. A resposta veio nos votos, ao escolherem Fernando Pimentel (PT) e Dilma Rousseff (PT).
Como prioridades citou as obras do anel rodoviário e metrô, que não evoluíram devido à ineficiência da atual administração, mesmo com o repasse de verbas pelo governo federal. A Educação também terá atenção especial, começando pelo pagamento do piso nacional dos professores.
Outra questão importante é a manutenção do contato com as regiões de estado, como foi com a Caravana da Participação na campanha de Pimentel. “Aproximarmos decisões de governo com as vontades das pessoas de diversas regiões. Compreender Minas como um todo e seus potenciais regionais é um desafio colocado para nós”, declarou.
Sobre a organização da presidência na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, afirmou que há abertura para parlamentares de todos os partidos, mas sem alguma deliberação no momento.
O deputado Sávio Souza Cruz enfatizou o fim da censura no estado. “Minas Gerais agora respira liberdade. Os órgãos terão autonomia para as ações e coberturas que considerarem competentes. Nós temos um plano de governo, não de marketing”, frisou. O pmdebista também comemorou a vitória de seu partido em sete estados. “É o momento de fazer o PMDB se glorificar de ser grande ideologicamente”, afirmou.
Governos federal e estadual
O presidente do PT-MG fez questão de confirmar a sintonia entre Fernando Pimentel e Dilma Rousseff, citando a atenção do governo federal aos centros de educação infantil, as UMEIs, que o governador eleito em Minas Gerais quer expandir para todo o estado.
Odair Cunha apontou planos em conjunto para a área da Saúde e da Segurança Pública. “Trabalhamos muito em nossa campanha o Centro de Especialidades Médicas e a presidenta Dilma planeja o lançamento do programa Mais Especialidades. A segurança também é uma questão a ser enfrentada no próximo período. Dilma colocou em seu plano de governo a ideia de incluir na Constituição a competência concorrente da União nesse setor”, garantiu.
Fonte: Diretório Estadual do PT Minas Gerais