Em 1999, o então presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso foi à Florença (Itália) em encontro de governantes dos países ricos da chamada terceira via. O Brasil estava quebrado, pendurado no FMI. FHC fez o discurso da choradeira dos quebrados, pedindo aos líderes dos EUA e Europa, que criassem uma espécie de CPMF mundial para salvar o Brasil da fuga de capitais especulativos.
Os dois vídeos abaixo retratam a maneira como Aécio Neves, candidato a presidente do Brasil pelo PSDB, lida com a imprensa e como usa a mídia em seu favor para esconder a verdade e alienar a população.
Entrevista com o ex-presidente do Brasil (e conselheiro do candidato do PSDB, Aécio Neves), Fernando Henrique Cardoso, concedida ao programa Hardtalk da BBC em 2007. O jornalista britânico confrontou os argumentos de FHC e mostrou que o Brasil só começou a avançar com a eleição de Lula em 2002. Uma conversa reveladora sobre o modo tucano de governar, e uma verdadeira aula de jornalismo.
No debate entre os candidatos à presidência, realizado pelo SBT, Aécio Neves fugiu da questão sobre nepotismo, e citou o irmão de Dilma, Igor Rousseff. “O seu irmão foi nomeado pelo prefeito Fernando Pimentel em 2003 e nunca apareceu para trabalhar", disse. O ex-prefeito de Belo Horizonte e recém-eleito governador de Minas Gerais pelo PT, Fernando Pimentel, desmentiu o tucano. Pimentel foi prefeito de Belo Horizonte de 2001 a 2008, bem antes de Dilma ser eleita presidenta, em 2010.