Abandonadas por tucanos, ferrovias são destaque no governo Dilma

O programa de TV da candidata Dilma Rousseff desta quarta-feira (22) apontou os investimentos em infraestrutura que estão em andamento, com destaque para as obras de ferrovias, hidrovias, rodovias e portos que cortam todo o Brasil.

Dilma programa de TV - Reprodução

“Ao longo dessa campanha provamos que o Brasil de hoje é muito mais forte do que aquele de anos atrás. Mesmo enfrentando uma grave crise internacional, preservamos os salários, geramos mais de 5 milhões de empregos e alcançamos as menores taxas de desemprego da nossa história”, frisou a presidenta Dilma, lembrando que o país, quando governado pelos tucanos, ficou décadas sem investimentos em infraestrutura.

O campo vive uma nova fase de prosperidade. Dentre as medidas promovidas pelos governos de Lula e Dilma, estão os recursos do Plano Safra, que não chegavam a R$ 21 bilhões, entre 2002 e 2003, saltaram para R$ 156 bilhões; mais de R$ 700 milhões para o seguro-agrícola e a aprovação sancionada por Dilma do novo Código Florestal, garantindo segurança jurídica para o setor.

O resultado dessas e outras ações foi o aumento da produção agrícola, que de 97 milhões subiu para 193 milhões de toneladas, um recorde. O programa mostrou o governo federal investe pesado para ampliar de modo transformador as rodovias, portos, hidrovisas e, principalmente, as ferrovias para garantir o escoamento dessa produção agrícola.

Abandonadas pelo governo FHC, as ferrovias ganharam destaque nos governos Lula e Dilma como a Ferronorte, que liga as cidades do Alto do Araguaia a Rondonópolis (Mato Grosso), onde foi construído o maior complexo intermodal da América Latina, com 380 hectares de área, equivalente a 900 campos de futebol. Cada vagão carregado nos trilhos da Ferronorte equivale a três carretas que circulam pelas rodovias.

A Ferrovia Norte e Sul, que liga o Maranhão a Goiás, já tem 1574 quilômetros concluídos e fez surgir grandes estruturas ao redor, como Porto Seco e o terminal intermodal de cargas de Anápolis. Diante dos benefícios para a economia e para fazendo com que a produção chegue mais rápido aos portos, desafogando os atuais portos, como o de Santos, por exemplo, o governo decidiu ampliar a ferrovia, estendendo a linha do Pará ao Rio Grande do Sul.

“Já estamos avançando e criando infraestrutura logística que o Brasil precisa e merece”, pontuou a presidenta Dilma.

Assista ao programa na íntegra.

Da redação do Portal Vermelho