Reino Unido enviará drones à Síria
O ministro britânico de Defesa, Michael Fallon, anunciou nesta terça-feira (21) o envio de drones (modelo Reaper) à Síria para recopilar informações sobre o grupo radical Estado Islâmico (EI), que controla várias regiões desse país.
Publicado 22/10/2014 09:25
Fallon explicou na Câmara dos Comuns do Parlamento britânico que os Reapers serão operados junto com aviões Rivet Joint, de reconhecimento.
De acordo com a emissora de rádio e televisão BBC, o ministro não especificou a data de partida, mas assegurou que será em breve.
No final do mês passado, o Parlamento do Reino Unido aprovou a incorporação deste país à coalizão internacional encabeçada pelos Estados Unidos que combate o EI no Iraque, embora o documento aprovado tenha descartado a participação em ataques na Síria.
Hoje, Fallon ressaltou que os drones não têm autorização para usar armamento, o que requer novas permissões.
Londres sustenta estas ações contra o EI sob a alegação de que a formação islamista supõe uma ameaça para a segurança nacional britânica.
Damasco denunciou anteriormente que as mesmas potências ocidentais que atualmente atacam o EI fomentaram e financiaram essa organização e outros grupos armados da oposição síria para remover as autoridades legítimas do país.
Fonte: Prensa Latina