Exposição mostra superação da mulher ao câncer de mama
As fotos de 20 mulheres que conseguiram vencer o câncer de mama e, a partir da reconstrução mamária, recuperar a autoestima e o gosto pela vida, fazem parte da exposição "Recomeço: histórias de mulheres vitoriosas", inaugurada na noite desta segunda-feira (20), no Palácio do Planalto, em Brasília. A exposição, que fica aberta ao público até 31 de outubro, faz parte da programação do Outubro Rosa.
Publicado 21/10/2014 10:49
O objetivo principal da exposição – que apresenta fotos e depoimentos das mulheres mastectomizadas – é contribuir com a diminuição do tabu em torno da doença e colaborar com o aumento do diagnóstico precoce e cura, destaca Joana Jeker, fundadora da Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília, na abertura da exposição.
Além de terem em comum a luta para vencer a doença, as mulheres retratadas destacam a importância da união entre elas para vencer os trâmites e burocracia do atendimento médico – desde o diagnóstico, tratamento até a reconstrução mamária nos casos de mutilação decorrentes de tratamento de câncer.
As fotos, feitas por Tatiana Gama, apresentam uma abordagem inovadora do tema, pois explora as imagens com um olhar editorial de moda, aliado a breves depoimentos que mostram às mulheres que o câncer de mama não é o fim e sim um recomeço de vida.
“Queremos afirmar e ilustrar as possibilidades de reinicio de uma vida plena após a percepção inicial de mutilação que a mastectomia produz no imaginário feminino. As fotos apresentam um resultado estético surpreendente e explicitam a redescoberta dessas mulheres sobre seu corpo e visão de mundo”, destaca Jeker.
Serviço:
A exposição fica aberta a visitação pública de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas; e aos domingos, de 9:30 às 14:30 horas como parte da visitação guiada ao Palácio do Planalto
De Brasília
Márcia Xavier