China planeja diálogo com manifestantes de Hong Kong na próxima semana
O governo de Hong Kong da China planeja fazer um diálogo formal na próxima semana com representantes dos estudantes que participam do movimento de Ocupação, anunciou nesta quinta-feira (16) o chefe do Executivo, Leung Chun-ying.
Publicado 16/10/2014 09:52
Leung disse em uma entrevista coletiva que o governo tem contato através de intermediários com a Federação dos Estudantes, um dos maiores organizadores do movimento, e recebeu respostas positivas do grupo.
O diálogo tem como objetivo discutir o desenvolvimento constitucional, a restauração da ordem em Hong Kong e a promoção do início da segunda etapa de consultas do desenvolvimento constitucional.
Leung sugeriu que o diálogo formal possa ser presidido por presidentes das universidades de Hong Kong.
“Ao longo dos últimos dias, manifestamos aos estudantes o desejo de iniciar um diálogo o mais rápido possível, esperamos que isso possa ocorrer na próxima semana”, disse Chun-ying em entrevista.
Em relação aos conflitos que ocorreram entre os manifestantes e as forças policiais, ele afirmou que “não devemos politizar esse incidente”.
Os manifestantes exigem a demissão do chefe do Executivo e que Pequim mude as condições eleitorais programadas para 2017.
“A política é a arte do possível e temos que traçar uma linha entre as possibilidades e as impossibilidades”, sustentou o líder do governo.
Da redação do Vermelho,
com informações da Xinhua, Agência Brasil e Rádio China Internacional