Militantes da UJS são destaque em campanha da ONU
Desde 1999 comemora-se, no dia 12 de Agosto, o Dia da Juventude. Nesta data acontecem diversos debates, encontros e campanhas ao redor do planeta buscando conscientizar governos e as pessoas em geral para a importância da implementação de políticas públicas onde o foco seja o jovem.
Publicado 13/08/2014 11:34
Nesta terça-feira (12) a ONU estampou em sua página oficial fotos de diversos jovens da UJS, como símbolos da juventude.
Após protagonizar o encontro com a presidenta Dilma Rousseff na segunda-feira (11), a maior juventude da América Latina emprestou seu rosto e sua luta para a Organização das Nações Unidas produzir sua campanha em defesa dos jovens.
Os militantes socialistas Samuel Oliveira e Caroline Silva foram alguns dos jovens retratados na campanha “Juventude Negra, contra o racismo e pela paz” na página da ONU.
Samuel Oliveira, militante da UJS
No mundo, uma em cada cinco pessoas hoje tem entre 15 e 24 anos e quase 85% dessa população jovem vive em países em desenvolvimento. Segundo o Censo de 2010, os jovens brasileiros de 15 a 29 anos (intervalo que determina a condição de jovem no País, segundo o Estatuto da Juventude) representam cerca de 25% da população e formam um grupo bastante heterogêneo. Além da diversidade, a desigualdade é um elemento marcante deste grupo, fortemente influenciada pelo preconceito, pela discriminação racial e pelo racismo, de acordo com o site oficial da ONU.
A Agenda Juventude Brasil: Pesquisa Nacional Sobre Perfil e Opinião dos Jovens Brasileiros 2013, publicada pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), mostra que seis em cada dez jovens se declararam pretos (15%) ou pardos (45%). Segundo o mesmo levantamento, existe um fator que está no topo da preocupação desses jovens: a violência.
Fonte: UJS com Portal Brasil