ANPG emite nota em apoio à greve das universidades estaduais de SP

A Associação Nacional dos Pós-Graduandos emitiu uma nota oficial, na última sexta-feira (8), em apoio à greve dos professores e trabalhadores das universidades USP, Unesp e Unicamp que estão em greve há mais de um mês.

Greve USP - Divulgação

O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais de São Paulo (Cruesp) decidiu não reajustar os salários dos trabalhadores. A imprensa hegemônica chegou a aproveitar a situação para defender o fim do ensino público. Diante disso, a ANPG declara seu apoio aos profissionais das universidades e repudia a decisão do governo do Estado. 

Leia a nota na íntegra:

“Após decisão de reajuste zero do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais de São Paulo (Cruesp), as estaduais paulistas entraram em greve. Para justificar a decisão foi alegado o alto comprometimento com folha de pagamento das universidades, principalmente da USP, com 105,33% de comprometimento em relação aos seus recebimentos.

A ANPG apoia a mobilização de funcionários, professores, graduandos e pós-graduandos em nome da valorização do ensino. Acreditamos que a saída para a crise é aumentar o repasse do governo estadual, de forma compatível com a expansão do ensino superior no Estado de São Paulo, em especial da Pós-Graduação, conforme definido na pauta unificada pelo Fórum das Seis.

A ANPG repudia a tentativa de diversos setores, especialmente da mídia, que aproveitam do momento para combater a gratuidade no ensino superior.

Seguimos na luta por um ensino público, gratuito e de qualidade”.

 

Da Redação do Vermelho