Seleção sofre segunda derrota seguida e encerra Copa com fracasso
A Holanda derrotou o Brasil por 3 x 0 neste sábado (12) e conquistou o terceiro lugar na Copa do Mundo de 2014, em partida no Estádio Mané Garrincha, de Brasília. Com o resultado, a Holanda conseguiu sair da Copa invicta, já que a partida contra a Argentina na semifinal terminou empatada.
Publicado 13/07/2014 08:22
O time europeu foi eliminado após perder na disputa de pênaltis. Já o Brasil não conseguiu amenizar a derrota contra a Alemanha por 7 x 1, nesta segunda derrota consecutiva.
O primeiro gol da partida foi marcado logo no início da partida, aos dois minutos do primeiro tempo. Robin van Persie abriu o placar em cobrança de pênalti. Em uma arrancada, Robben foi puxado por Thiago Silva. Mesmo com a falta fora da área, o árbitro argelino Djamel Haimoudi marcou o pênalti e deu cartão amarelo para o jogador brasileiro.
Durante o primeiro tempo, Robben também levou cartão amarelo por cometer falta em Paulinho. Outro cartão amarelo foi recebido por Jonathan de Guzmán.
Daley Blind fez o segundo gol contra o Brasil aos 15 minutos do primeiro tempo. Júlio Cesar segurou outras duas bolas lançadas por Persie. E o Brasil ficou só nas tentativas de fazer gol. Ainda no primeiro tempo, por exemplo, o goleiro Cillessen segurou uma bola lançada por Oscar. No segundo tempo, David Luiz cobrou falta, mas o goleiro holandês voltou a defender. No total, o Brasil fez cinco finalizações a gol, assim como a Holanda.
Para o segundo tempo, o técnico Luiz Felipe Scolari substituiu Luiz Gustavo por Fernandinho, que recebeu um cartão amarelo por falta em Persie. Scolari fez ainda mais duas substituições: trocou Paulinho por Hernandes e Hulk entrou no lugar de Ramires. Fred, muito criticado por não fazer gols durante o Mundial, ficou no banco de reservas durante toda a partida. Neymar assistiu ao jogo no banco de reservas. Ele também não jogou contra a Alemanha porque sofreu uma fratura na terceira vértebra lombar na partida das quartas de final contra a Colômbia, no último dia 4.
No segundo tempo, Oscar recebeu cartão amarelo por simulação de pênalti. Nessa jogada, Blind se machucou e saiu de campo, substituído por Daryl Janmaat.
O terceiro gol da Holanda foi feito por Georginio Wijnaldum no final do segundo tempo, aos 45 minutos. O segundo tempo teve ainda cinco minutos de prorrogação. No final do jogo, aos 46 minutos, o goleiro reserva Michel Vorm substituiu Cillessen. Ele ainda não tinha participado da Copa.
Apesar da derrota por 3 x 0 para a Holanda, que deixou o Brasil no quarto lugar da Copa do Mundo 2014, o técnico Luiz Felipe Scolari, recusou-se a fazer autocrítica, avaliou positivamente o trabalho da Comissão Técnica e a atuação do time ao longo do torneio. Ao ser perguntado sobre se permanece no cargo, ele disse que a decisão é da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), sem dar detalhes sobre seu futuro no time.
Com Agência Brasil