3º Encontro de Comunicação da CTB coloca a entidade em um novo cenário
Utilizar novas tecnologias, investir em capital humano, qualificação, infraestrutura e fortalecer a rede de comunicadores foram apenas algumas das propostas apresentadas durante o 3º Encontro Nacional de Comunicação da CTB. As sugestões e experiências relatadas por dirigentes e profissionais que se preocupam com a comunicação sindical foram compartilhadas no segundo dia de debates e demonstraram as deficiências encontradas na comunicação da Central.
Publicado 01/06/2014 11:45
Os dirigentes revelaram as dificuldades enfrentadas e os obstáculos, diante das condições financeiras das entidades e da falta de conscientização para a importância do setor da comunicação dentro do movimento sindical.
Para os jornalistas, que também fizeram suas intervenções, existe ainda o problema da falta de valorização, que envolve baixos salários e muitas vezes obriga os profissionais a trabalharem em mais de uma entidade ou por falta de alternativa, buscar uma colocação na grande imprensa, desfalcando o movimento sindical.
Na opinião dos participantes o cenário reflete o pensamento presente no conjunto do movimento sindical que pouco valoriza a comunicação e o uso consciente das ferramentas disponíveis para fazer essa disputa.
O novo projeto de comunicação da CTB
Consciente dos desafios vindouros, a secretária de Imprensa e Comunicação da CTB, Raimunda Gomes, a Doquinha, revelou que a Central tem feito um grande esforço com o objetivo de reverter esse cenário. Doquinha apresentou as deficiências mapeadas pelo Planejamento Estratégico e Situacional (PES) e as ações que devem ser tomadas para mudar esse quadro, pensando no papel
sindical da comunicação.
A dirigente apresentou o novo projeto de Comunicação que deve se chamar "Um toque de Classe na Comunicação" e envolve uma série de medidas como a ampliação da equipe, o lançamento de um jornal de massa, investimentos em equipamentos, visando agilizar o processo de comunicação com os trabalhadores e os sindicatos.
“Só a partir da democratização da Comunicação vamos conseguir entrar nessa seara que somos expulsos a toda hora”, relatou a dirigente que apresentou os materiais que a Central produz atualmente. “Sentimos a necessidade de dialogar com a massa e não apenas entre nós. Daí a concepção de um projeto de um jornal com grande tiragem, que deverá trazer temas interessantes a toda a população”.
A criação da agência de notícias é outra iniciativa que faz parte do Projeto de Comunicação da CTB, revelou a dirigente. “Para isso devemos contar com a união das entidades e do movimento sindical na construção dessa ferramenta que deve dar um salto de qualidade na comunicação dos movimentos sindical com o conjunto da classe trabalhadora”.
As propostas apresentadas pelos participantes farão parte do novo Projeto de Comunicação da
CTB. As fotos das intervenções estão disponíveis a partir desta segunda-feira (02) no Portal CTB.
Fonte: CTB