Exército chinês compra mais veículos de marca doméstica

Mais de mil limusines Hongqi (Bandeira Vermelha), do modelo H7, foram entregues ao Exército de Libertação Popular (ELP) da China, pois as marcas estrangeiras estão sendo retiradas da lista de aquisição das força armadas chinesas, segundo informou o Diário do ELP.

O novo modelo H7 de Hongqi está entre os sedãs recentemente produzidos pela China a ser comprados pelo exército depois do Trumpchi produzido pelo Grupo de Automóveis de Cantão (Grupo GAC) e Benteng da Primeira Fábrica de Automóveis (FAW), diz o jornal.

Às forças armadas da China é exigido escolher carros de marca doméstica como parte de uma campanha nacional para promover a frugalidade e diminuir o desperdício, de acordo com um documento emitido pelo ELP neste ano.

"Comprar modelos domésticos é uma regra obrigatória e reforçamos a supervisão da qualidade para garantir a produção dos sedãs domésticos que estão ganhando a glória", disse Cheng Guhui, do Departamento Geral de Armamento do ELP.

Os veículos oficiais usados pelo ELP experimentaram várias fases na história, de carros capturados de inimigos para sedãs importados, para carros de joint venture, e para modelos domésticos.

Durante o período da Guerra de Libertação da China de 1945 a 1950, a maior parte dos veículos militares foi capturada dos inimigos. Depois do estabelecimento da Nova China em 1949, o exército começou a importar veículos da União Soviética e da França.

O jipe Pequim 212 produzido pela Fábrica de Automóveis de Pequim foi amplamente usado pelo ELP nos anos 1960, enquanto o Hongqi CA770 e outros carros produzidos pela SAIC Motor foram adquiridos ao mesmo tempo.

Depois da adoção da política de reforma e abertura em 1978, o exército começou a comprar carros de joint ventures chinesas como FAW Audi e SVW Santana.

Fonte: Xinhua