PCdoB apoia Pimentel por uma Minas com os avanços do Brasil

O PCdoB formalizou nesta quinta-feira (15) apoio à pré-candidatura do ex-ministro Fernando Pimentel ao governo de Minas Gerais. A atividade aconteceu na sede estadual do Partido e reuniu parlamentares e prefeitos comunistas, lideranças dos movimentos sociais e representantes do PMDB, PRB e PROS – que já integravam a pré-candidatura do PT ao governo do estado.
Por Mariana Viel, da redação do Vermelho-Minas

Com o objetivo de aglutinar um conjunto de forças progressistas para construir um projeto alternativo para Minas, em dezembro do ano passado a direção do PCdoB-Minas apresentou a pré-candidatura da deputada federal Jô Moraes para o governo do estado. Durante os últimos meses o Partido realizou um amplo debate no estado sobre os novos rumos que os mineiros querem para o desenvolvimento do estado.

Após analisar o atual quadro de forças consolidado com as pré-candidaturas de Pimentel e do representante do tucanato mineiro, Pimenta da Veiga, o PCdoB definiu a necessidade de garantir a unidade das forças de esquerda e progressistas em torno de um projeto comum para democratizar e modernizar Minas Gerais.

Segundo o presidente estadual do PCdoB, Wadson Ribeiro, o Partido tem debatido muito em nível nacional a importância da quarta vitória das forças democráticas e progressista ao governo central do país com a reeleição de Dilma. “Achamos que esse conjunto de forças políticas presentes no ato de hoje reúnem as melhores condições para travar o embate e mudar de forma profunda a política de nosso estado de modo a assegurar que Minas esteja à altura e no esmo patamar em que se encontra o Brasil do presidente Lula e da presidenta Dilma”.

Wadson agradeceu em nome da direção e da militância do PCdoB a coragem e a garra da deputada federal Jô Moraes e que levou o debate dos comunistas por todo estado durante o período de pré-candidatura. “Nos sentimos, a partir de hoje, muito animados em fazer parte dessa caravana e desse campo político liderado pelo por Pimentel e pelo deputado federal Toninho Andrade [pré-candidato a vice-governador pelo PMDB] que com certeza vai mudar a cara da política em nosso estado e escrever um período de muito mais esperança, desenvolvimento. Estamos entrando nessa luta para ganhar as eleições e para escrever um novo capítulo na história do povo do nosso estado”.

O prefeito de Contagem Carlin Moura afirmou que os comunistas mineiros não perderam o espírito de luta e a garra. E criticou aqueles que nunca fizeram nada pelo Brasil e que hoje estão criticando o governo da presidenta Dilma. “Acreditamos que o nosso país está no caminho e no rumo certo e temos muito orgulho desse caminho”, enfatizou.

Jô Moraes falou que seu sentimento hoje era de estar de uma estratégia que não levaria ao que ela mais queria que era estar junto com essa imensidão de parceiros comprometidos com o estado de Minas Gerais. “Hoje estou feliz e consciente do projeto que uma mulher poderia encabeçar, mas que não houve acumulação de espaço político para as mulheres – e esse é um desafio que temos em todos os espaços. Tenho certeza que o seu primeiro compromisso Pimentel será assegurar no seu programa toda a agenda das mulheres mineiras”.

O pré-candidato Fernando Pimentel agradeceu em nome de todas as forças políticas presentes o apoio do PCdoB. “Particularmente, tenho um partido que fala alto ao meu coração e é o PCdoB. Quando entrei aqui vi a Galeria dos Heróis Mineiros do Araguaia. Fui companheiro no movimento estudantil do Idalísio Aranha e da Walkíria Afonso Costa [ambos mortos e desaparecidos pelo Exército Brasileiro durante a Guerrilha do Araguaia] e compartilhei com eles momentos importantes da política brasileira enquanto erámos jovens. Vê-los homenageados é uma homenagem à nossa vida. O PCdoB é um partido que guarda as melhores tradições e momentos da luta política do Brasil”.

Pimentel afirmou que sem o PCdoB a frente que irá disputar as eleições em Minas contra o consórcio tucano estaria incompleta e não representaria o que o povo brasileiro e mineiro quer. “O PCdoB vir para essa caminhada significa que agora sim estamos completos, fortes e estruturados e que podemos ir para a segunda etapa. Vamos agora com toda garra e empenho”.

Ele convocou todos os presentes a mudar Minas Gerais e fazer no estado o que Lula e Dilma fizeram e estão fazendo no restante do Brasil. “Não é possível que nosso estado continue mergulhado em uma nuvem de fantasia mercadológica e midiática e o povo mineiro à margem das transformações que o Brasil tem passado nesses anos todos. Não é possível que o nosso estado continue submetido a um reino fantasioso que não corresponde à realidade das nossas regiões, especialmente aquelas mais necessitadas e carentes. Recuperar Minas e a nossa trajetória de crescimento é a nossa tarefa”.

Participaram da atividade o presidente do PT, deputado federal Odair Cunha, o presidente do PMDB, deputado federal Antônio Andrade, o presidente o PRB, deputado federal George Hilton, o presidente do PROS, deputado federal Ademir Camilo e o pré-candidato ao Senado pelo PMDB, Josué Gomes da Silva. Também estiveram presentes os deputados federais do PT Gabriel Guimarães e Reginaldo Lopes; os deputados estaduais do PT Durval Angelo, Rogerio Correia, Paulo Lamac; os deputados estaduais do PMDB, Tadeu Leite Filho e Wanderlei Miranda e os deputados comunistas Celinho do Sinttrocel e Mario Henrique Caixa.

Leia a íntegra da nota divulgada pela direção estadual sobre a aliança com Fernando Pimentel:

 
PCdoB com Pimentel; Minas com os avanços do Brasil
Em dezembro do ano passado a direção do PCdoB-Minas apresentou a pré-candidatura da deputada federal Jô Moraes para o governo do estado. O objetivo foi aglutinar um conjunto de forças progressistas para construir um projeto alternativo para Minas. Um rumo diferente ao seguido pelos sucessivos governos tucanos, que não apresentaram nenhuma superação das grandes debilidades estruturais do estado e ainda colocou Minas no sétimo lugar no ranking nacional de indicadores sociais e em nono na posição de atração de investimentos.

O lançamento de Jô foi fundamental para realizar o debate entre importantes setores, que concordam na construção de uma agenda de renovação profunda da cultura política dominante, inaugurando um novo ciclo político para Minas em consonância com o processo de mudanças que o país vive desde a eleição de Lula e seguido pelo governo da presidenta Dilma.

Após analisar o atual quadro de forças, o PCdoB entende que o fundamental é garantir a unidade das forças de esquerda e progressistas em torno de um projeto comum para democratizar e modernizar Minas Gerais. Neste momento, a pré-candidatura do ex-ministro Fernando Pimentel conseguiu realizar tal feito, já aglutinando em torno do seu projeto o PT, o PMDB, o PRB, o PROS e diversos seguimentos do movimento social mineiro.

Diante desta realidade, a direção do PCdoB definiu por fazer parte desta caminhada, somando suas forças em torno da pré-candidatura de Fernando Pimentel. O partido se incorpora com a convicção de que nunca as forças populares alcançaram tamanha perspectiva de vitória, e com a unidade alcançada, além de mudar a história do nosso estado, vai garantir também a vitória da candidatura de Dilma em Minas.

Esta unidade é o caminho para a vitória de Fernando Pimentel, que deve construir um governo voltado para o resgate do papel do Estado, para a ampliação da democracia e para crescimento econômico com progresso social. Assim, a direção do PCdoB conclama seus militantes – lideranças juvenis e dos trabalhadores, filiados, eleitores e aliados a se congregarem em torno deste projeto, que vai derrotar o condomínio de poder que se institui como grande inimigo do povo mineiro na realização de suas aspirações maiores.