Dados mostram que Brasil está mais próspero e menos desigual
O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Marcelo Neri, disse, nesta segunda-feira (6), ao Blog do Planalto, que o brasileiro médio teve um crescimento de 6,9% em sua renda, nos últimos 12 meses. Segundo ele, isso reflete o crescimento do mercado de trabalho do país e que os dados revelam que as pessoas de classes sociais menos favorecidas estão tendo um crescimento maior de ganhos.
Por Ramon de Castro, para a Rádio Vermelho
Publicado 06/05/2014 12:30
Os dados sobre crescimento da renda e queda da desigualdade social, apontados pelo ministro, fazem parte de pesquisa sobre o bem-estar da população brasileira que foi apresentada para a presidenta Dilma Rousseff.
“A gente basicamente fez uma avaliação do bem-estar da população brasileira, das condições de vida, olhando quatro dimensões: a dimensão da prosperidade – ou seja, quanto a renda média está crescendo, não só o PIB (Produto Interno Bruto), mas a renda do brasileiro. A segunda dimensão é a dimensão da igualdade, quer dizer, os mais pobres estão tendo crescimento maior do que os outros”, explicou Neri.
“A terceira dimensão é sustentabilidade, será que este crescimento, esta redução de desigualdade se sustentam no tempo; e a quarta dimensão é a dimensão da subjetividade, saber como os brasileiros sentem estas mudanças”, disse o ministro.
Ouça o áudio na íntegra na Rádio Vermelho: