UBM mobiliza militância para o 9º Congresso Nacional da entidade

A União Brasileira de Mulheres (UBM) está mobilizada numa agenda positiva em diversas cidades gaúchas rumo ao 9º Congresso Nacional da entidade. Com a temática ‘Por liberdade, pela democracia, contra o capitalismo e o patriarcado –  Mais Poder Político para as Mulheres’, os encontros já tem data definida (ver calendário) e culminam num grande congresso no dia 17 de maio, no auditório Ana Terra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

De acordo com a coordenadora da UBM-POA, Fabiane Dutra, não existe democracia sem ter as mulheres nos espaços de decisão e poder, e este é um dos temas que irá nortear o ciclos de debates temáticos. “A UBM é composta de mulheres de vários segmentos (juventude, comunitário, LGBT, negras, trabalhadoras) queremos fazer os debates que cerceam a luta de gênero e registrar que não toleramos qualquer tipo de preconceito e opressão”. Fabiane destaca ainda, que as questões de enfrentamento à violência contra a mulher e a necessidade de uma reforma política são essenciais para o avanço da luta das mulheres.

Para a vereadora e secretária municipal e estadual de Mulheres do PCdoB/RS, Jussara Cony, o processo de congresso da UBM é um momento que as bandeiras do movimento feminista se entrelaçam e fortalecem a questão de gênero luta.“Essa luta não é só das mulheres, que são a maioria, mas de toda sociedade. Quando nos dedicamos pela conquista da emancipação da mulher, lutamos pela sociedade onde homens e mulheres possam viver as diferenças em igualdade” salientou.

A primeira mulher eleita a ocupar uma cadeira no senado federal pelo Rio Grande do Sul, Presidenta do Fórum de Mulheres do Mercosul-Brasul e uma das mais novas filiadas na UBM, Emília Fernandes considera que o momento incentiva a participação de quem luta por uma transformação social ainda maior. "Os bons ventos de avanços e de protagonismo das mulheres gaúchas e do Brasil se voltam para o 9° Congresso da União Brasileira de Mulheres, em Porto Alegre, com a unidade de todas as cores, muitas ideias, muitos pensamentos e um só compromisso avançar nos direitos e conquistar mais. Essa é nossa bandeira de luta que será consolidada num planejamento estratégico de trabalho e de participação cada vez maior das mulheres, pelo fortalecimento da democracia e do não ao retrocesso".  

A militância da UBM em todo Rio Grande do Sul acredita no dever de continuar mobilizadas e motivar outras mulheres a participar do movimento e que este resulte na realização de um exitoso processo de crescimento e consolidação da entidade, que comemora 25 anos de atividade, em 2014. No encontro estadual, a UBM vai eleger a nova direção, que estará à frente da entidade durante os próximos três anos (2014-2017).

Calendário
Dia 06 de maio – 18h
Debate Temático: As mulheres na luta comunitária – Poder Político e Reforma Urbana Já
Local: Auditório da AFOCEFE – Andradas, 1234/21º andar

Dia 8 de maio – 18h
Debate Temático: Educação, Cultura e Mídia – Por Um Mundo de Igualdade, contra toda opressão!
Local: SIMPA – Rua João Alfredo, nº 61,  esquina com Perimetral

Dia 17 de maio – Encontro Estadual da União Brasileira de Mulheres –RS
No Auditório Ana Terra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre

9h – Mesa de Abertura
10h – Mesa: A valorização do trabalho das mulheres no campo e na cidade – Avanços e Perspectivas
11h – Debate
12h – Almoço
13h30min – Momento Cultural – Poesia com o Grupo Viva Palavra
14h – Mesa: Mais poder Político para as Mulheres – Por liberdade, pela democracia, contra o patriarcado e o capitalismo
15h – Debate
16h – Eleição da Coordenação 2014 – 2017