Dia Nacional do Choro terá show especial e gratuito no Dragão do Mar

O Dia Nacional do Choro, 23 de abril, foi criado para homenagear Pixinguinha, Alfredo da Rocha Vianna Júnior (1897-1973), o compositor e musico carioca autor de "Carinhoso", que se tornou um ícone desse gênero musical genuinamente brasileiro.

Em Fortaleza, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura vai comemorar a data oferecendo ao público um show gratuito de grandes nomes cearenses do choro. Sob direção musical de Carlinhos Patriolino e Fernando Lélis, o Projeto Kaya no Choro apresentará, na próxima quinta-feira (23/04), a partir das 20h30, no Espaço Rogaciano Leite Filho, clássicos do choro tradicional em diálogo com o jazz e a MPB, entre outros gêneros.

No repertório, estarão choros clássicos como “Flor Amorosa” (Joaquim Antonio da Silva Callado e Catulo da Paixão Cearense), “Odeon” (Ernesto Nazareth e Vinícius de Moraes) e “Doce de Côco” (Jacob do Bandolim e Hermínio Bello de Carvalho), além de canções da bossa-nova e clássicos do jazz e dos chorinhos modernos, como dos grupos Pagode Jazz Sardinha’s Club e Aeroporto Galeão, além de músicas autorais de integrantes do projeto.

No palco estarão o quinteto formado por Tauí Castro (pandeiro), Clarisse Aires (flauta transversal), Fernando Lélis (saxofone), Carlinhos Patriolino (bandolim) e Alisson Félix (violão/cavaquinho), o groove de Bruno Brasil (baixo) e o swing de Tchelmy Souza (percuteria), numa formação bem diferente dos grupos tradicionais de choro. Os organizadores informam que o público terá "uma experiência musical única, com um pé na tradição e outro na contemporaneidade".

Homenagem

Alfredo da Rocha Vianna Júnior, o Pixiguinha nasceu no Rio de Janeiro e desde cedo começou a frequentar nas rodas de músicos na famosa casa da Tia Ciata, considerado o berço do choro. Flautista, saxofonista, compositor e arranjador, foi ele que ajudou a definir, consolidar e divulgar o choro. Por seu legado de clássicos, arranjos e interpretações louváveis é considerado o maior do choro nacional. Além de "Carinhoso", fazem parte de seu repertório composições como "Lamento", "Rosa", "Naquele Tempo", "Vou Vivendo", "Abraçando Jacaré", "Sofres Porque Queres", "Fala Baixinho", "Ingênuo".

Fonte: Agência da Boa Notícia