Fuxico no Dragão volta aos domingos com feira e música

Vinte expositores locais de moda, design e comida reúnem seus produtos diferenciados na Arena Dragão do Mar e, ambientados por uma boa música, fazem o Fuxico no Dragão todo domingo.

Que tal quebrar a rotina de marasmo do domingo? O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura vai fazer fuxicos dominicais – a começar por este próximo, dia 6 – com feira, comida e música, sempre ao cair do sol. É o Fuxico no Dragão que retorna com 20 expositores de moda, design, produtos terapêuticos e alimentação, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Para criar a levada certa, tem ainda DJ e artistas da terrinha embalando a feira.

Promovido pelo Dragão do Mar em parceria com a Vagalume Produção Cultural e Comunicação, o Fuxico no Dragão vem para agitar os domingos de Fortaleza, oferecendo uma feira com o trabalho diferenciado do crescente mercado de jovens designers e artesãos da cidade. “Toda grande cidade tem uma boa feira aos domingos. Queremos fazer do Fuxico no Dragão essa feira tradicional e de referência”, afirma o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares.

Produtora da Vagalume, Renata Sampaio salienta que não é “qualquer feira, é um negócio de qualidade”. Entre os vinte expositores escalados, estão ilustrações, fanzines e objetos personalizados de Fernanda Meireles; os cartões postais do Fortaleza Minimalista; as blusas estampadas de Caio Dias; as bolsas e acessórios da Catarina Mina; os produtos artesanais e terapêuticos da Verde Cura; além das comidas do Mambembe, da Kerla Alencar e Bebeta Cup Cakes.

“Tem muita gente nova da moda, do design, do estilismo e da gastronomia produzindo coisa de qualidade em Fortaleza. Estamos reunindo parte dessa turma para fazer um mercado de arte”, pontua Renata. O diretor de Ação Cultural do Dragão, João Wilson Damasceno, acrescenta ainda o ambiente de sociabilidade que o Fuxico no Dragão trará. “Estamos aproveitando esse espaço de convivência que criamos com os cafés e o cinema do Dragão para abrigar a feira. E, para criar um clima envolvente, teremos ainda apresentações musicais mais intimistas que homenageiam, neste mês, o chorinho”, pontua.

A escolha do chorinho para embalar o Fuxico no Dragão neste mês se aproveita do Dia Mundial do Choro, no dia 23 de abril, data de aniversário de um dos seus maiores expoentes desse estilo, Pixinguinha. Na estreia do Fuxico, no dia 6, tem o DJ Rafa Brito e Carlinhos Patriolino. No domingo seguinte, dia 13, é a vez do DJ Darwin Marinho e da dupla Soledad e Bedê. No dia 20, o DJ Estácio Facó assume junto do bandolim de Macaúba. “A ideia da música aqui é criar um ambiente. A música vai ser baixinha, intimista, para dar um clima mesmo de tranquilidade, de fuga dessa agitação tão natural hoje das grandes cidades”, define Renata Sampaio.

E, como o dia 23 de abril não pode passar em branco – ainda que não seja domingo – Tarcísio Sardinha e Bárbara Sena e a DJ Renatinha fazem a especial noite do chorinho. Paralelamente às apresentações do dia 23, o artista Rafael Limaverde irá fazer surgir, com a arte do grafite, sua versão do mestre Pixinguinha.

Neste mês de abril, o Fuxico no Dragão só não será realizado no dia 27, por conta do Dragão Fashion. Mas, depois, retoma os percursos dominicais normalmente pelos meses seguintes com nova programação de apresentações musicais e expositores.

Serviço

Fuxico no Dragão

Dias: 6, 13 e 20. E, a partir de maio, todos os domingos.
Hora: das 16h às 20h
Onde: Arena Dragão do Mar
Gratuito

Fuxico no Dragão – Especial Chorinho

Dia: 23 de abril
Hora: a partir das 17h
Onde: Espaço Rogaciano Leite Filho
Gratuito

Programação

*Relação confirmada até esta data.

Fonte: Secult