UNE e UBES: Ato na UFC homenageia estudante morto pela Ditadura

Na tarde desta sexta-feira (28/03), por iniciativa da UNE e UBES, os restaurantes universitários da UFC estiveram com entrada gratuita na hora do almoço, para rememorar a bravura de Edson Luís. Há 46 anos, o estudante secundarista Edson Luís de Lima Souto, então com 17 anos, foi morto pela Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Edson era um dos 300 estudantes que jantavam no restaurante estudantil do Calabouço, local que se transformou no principal ponto de mobilizações estudantis depois que o Regime Militar incendiou o prédio da União Nacional dos Estudantes (UNE), no final da tarde de 28 de março de 1968, quando o local foi invadido por policiais, em meio à tensão do quarto ano da Ditadura Militar no Brasil.

O estudante fazia uma manifestação por melhorias na alimentação, quando foi brutalmente atacado e morto pela Polícia Militar. Os estudantes conseguiram resgatar o corpo de Edson Luís, e o carregaram em passeata pelo centro do Rio até as escadarias da então Assembleia Legislativa. Edson Luís foi uma das primeiras vítima do Regime Militar!

A mobilização em torno da morte do estudante foi o estopim para a primeira grande manifestação pública daquele ano, que culminaria três meses depois na Marcha dos 100 mil. O evento foi um dos principais protestos contra a Ditadura Militar. E é por isso que neste dia 28 de março de 2014, em nome da Memória, Verdade e Justiça, lembramos desse triste fato para que NUNCA MAIS ACONTEÇA!!! Por isso também que continuamos na luta pelo processo de democratização do país, este que ainda possui uma constituição que é resquício da ditadura!

Na ocasião foi realizado um ato político rememorando os 50 anos do Golpe Militar e em prol da Reforma Política, onde os estudantes foram convocados para assinar abaixo assinado pela Reforma Política Ampla e Democrática, gerando amplo apoio pelos mesmos. Esse Ato o começo das Jornadas de Luta da Juventude no Ceará.

Todo poder ao povo!

– Edson Luís?!
– Presente!
– Agora!
– E sempre!
– Agora!
– E sempre!

Jornada de Lutas da Juventude 2014 – UNE e UBES