China adverte Japão por questões de energia nuclear
O porta-voz da chancelaria chinesa, Qin Gang, disse nesta terça-feira (11) em Pequim esperar que o governo japonês ouça os apelos de todas as partes, e explique bem, a causa do vazamento da usina nuclear de Fukushima Daiichi e as medidas de solução, despreocupando os países vizinhos.
Publicado 11/03/2014 13:38
Hoje é a data de terceiro aniversário do grande terremoto que atingiu o leste do Japão em 2011. Segundo um veículo de imprensa do Japão, cerca de 30 mil manifestantes se reuniram na frente da residência do primeiro-ministro daquele país, exigindo que o governo memorize a lição do acidente de Fukushima e honre o compromisso de "energia nuclear zero".
Qin Gang disse que a China entende o apelo do povo japonês por realizar a "energia nuclear zero", baseando na preocupação com a sua própria segurança. Segundo ele, só um desenvolvimento seguro de energia atômica pode beneficiar o povo. Ele afirmou que a China espera que o Japão confira bem o motivo do acidente e despreocupe os povos e países vizinhos, na questão.
Fonte: Rádio Internacional da China