Dragão do Mar tem programação alternativa neste Carnaval
Show de blues, oficinas nos museus, teatro para a criançada, planetário reaberto, sessão de Oscar no Cinema e palestra sobre a arte urbana. O Dragão do Mar dá as alternativas para quem quer variar a programação neste Carnaval.
Publicado 28/02/2014 10:39 | Editado 04/03/2020 16:27
Folia por cinco dias seguidos pode não ser a melhor opção para todo mundo. Pensando nisso, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura apresenta-se neste Carnaval como uma alternativa à serpentina. Além de funcionar normalmente durante o feriadão carnavalesco (excetuando-se a segunda-feira, quando já não abre), a programação traz show de jazz e blues, oficinas nos museus, teatro infantil e brincadeiras, semana do Oscar no Cinema, palestra sobre arte urbana e o planetário, que reabre as portas.
“Já temos em Fortaleza uma grande população que não viaja no Carnaval, sem contar os turistas que estão aqui. E, normalmente, não se tem uma oferta de serviços culturais. Queremos mudar essa tradição equivocada de que, no Carnaval, não se faz outra coisa. Muita gente quer aproveitar o feriado para ver um filme, um show, assistir a uma palestra interessante”, explica o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares.
O Planetário Rubens de Azevedo abre em caráter experimental, com a sessão Origens da Vida. “É uma sessão super interessante que encanta crianças de 8 a 80 anos”, brinca o gerente do planetário, Demerval Carneiro. Com texto didático, a sessão Origens da Vida conta a história desde o Big Bang até a formação dos primeiros seres vivos da Terra, bem como visões gerais de galáxias. Haverá sessão no sábado (1º). As atividades normais do Planetário retornam no dia 7 de março.
Já o Cinema do Dragão – Fundação anuncia programação de carnaval até 6 de março. Será uma semana especial com quatro filmes de indicação ao Oscar (cuja premiação acontece domingo, dia 2). INSIDE LLEWYN DAVIS – BALADA DE UM HOMEM COMUM e NEBRASKA (que concorrem na categoria de melhor filme) seguem em cartaz em sua segunda semana; VIDAS AO VENTO do mestre Hayao Miyazaki, filme que teve pré-estreia no último domingo (23) e concorre na categoria de melhor animação entra em cartaz em duas sessões diárias na sala 2. A IMAGEM QUE FALTA, documentário cambojano que concorre na categoria de melhor filme estrangeiro, volta em cartaz para sua segunda semana.
“Abrir o cinema e oferecer uma programação diferenciada é uma forma de dar opção ao nosso público nesse Carnaval. Acreditamos que esse feriadão pode ser um momento para se aprofundar em algum assunto”, diz um dos curadores do Cinema do Dragão, Salomão Santana. Além dos filmes do Oscar, também haverá a estreia do filme japonês UMA FAMÍLIA EM TÓQUIO (de Yoji Yamada), elogiada adaptação contemporânea do clássico ERA UMA VEZ EM TÓQUIO, de Yasujiro Ozu; e a pré-estreia do grande vencedor da mostra Un Certain Regard no 65º Festival de Cannes: A GRANDE NOITE.
Espetáculos e palestras
Para a criançada, tem programação também. E toda gratuita. No sábado de Carnaval, Carri Costa traz ao Dragão do Mar o espetáculo infantil “O Casamento da Dona Baratinha”, da Cia. Cearense de Molecagem. No domingo, o Brincando e Pintando, na Praça Verde, promove pinturas de rosto e brincadeiras infantis orientadas por monitores.
Ao público adulto, reservamos o show de um dos maiores guitarristas de blues hoje no Brasil: o cearense Artur Menezes. Com carreira em ascensão, Artur já abriu shows do Buddy Guy, no País, e levantou uma plateia de centenas de pessoas, na chuva, no Rio das Ostras Jazz e Blues Festival, o maior festival do gênero na América Latina. Para completar a levada do blues, o Festival de Jazz & Blues vem ao Dragão do Mar, no dia 7, com Robertinho do Recife.
Ainda no feriadão de Carnaval, tem início o Café Cultural do Dragão, na terça, dia 4. Iniciando um projeto que se fixará num domingo por mês, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, quem dá a primeira palestra é a antropóloga Glória Diógenes. Ela vai expor a pesquisa “Arte Urbana: Continente e Fronteiras", desenvolvida em Lisboa para tese de pós-doutorado. "Trabalho essa inter-relação entre a paisagem material das cidades e o ciberespaço. E, dentro da linguagem urbana, o que é considerada produção artística, rasura, poluição visual e vandalismo", explica Glória.
Ainda tem programação no Museu de Arte Contemporânea e no Museu da Cultura Cearense. Motivos não faltam para dar uma variada na folia e curtir também arte e cultura neste Carnaval.
Informações:
www.dragaodomar.org.br
www.facebook.com/cinemadodragao
programacaocinema@dragaodomar.org.br
programacaocinema@gmail.com
Instagram e Twitter: @cinemadodragao
Fonte: Secult