Declarações de Mandela que a mídia dos EUA ignora

No contexto das homenagens ao líder mundial pelo humanismo e pela luta contra a segregação, Nelson Mandela, que faleceu na quinta-feira (5), aos 95 anos, o portal de notícias BuzzFeed fez uma compilação de declarações do ex-presidente sul-africano “que você não verá na mídia dos Estados Unidos”. Além disso, o portal também separa algumas das citações que ficaram mais consagradas.

Nelson Mandela e Fidel Castro - Cuba Debate

Nelson Mandela, originalmente chamado Rolihlahla Dalibhunga Mandela – nome trocado aos sete anos por “Nelson”, já que sua professora achava que ele precisava ter um nome cristão –, faleceu nesta semana após meses de combate a um enfisema pulmonar e uma vida de luta não violenta contra a segregação racial.

O ex-presidente da África do Sul, que derrotou o regime racista de apartheid dominado pela minoria branca do país, é frequentemente citado em suas declarações sábias que instam à luta pela justiça e pela reconciliação.

Leia também:
Trajetória de lutas revolucionárias marca homenagens a Mandela
Chefes de Estado e personalidades dão adeus a Mandela
Nelson Mandela morre aos 95 anos em Tshwane

Madiba (como era chamado por seu povo), assim como o seu partido, Conselho Nacional Africano (CNA), esteve na lista norte-americana de "terroristas" até 2008, e até 2005, tinha de pedir permissão ao secretário de Estado dos EUA para entrar no país.

O BuzzFeed relacionou sete citações que considera mais “controversas” para a mídia ocidental, e que ainda demonstram grande atualidade na luta anti-imperialista e pela libertação dos povos. Leia a seguir.

Sobre a guerra dos Estados Unidos com o Iraque

“Se há um país que cometeu atrocidades terríveis no mundo, foi os Estados Unidos da América. Eles não se importam com os seres humanos.”

Sobre Israel

“Israel deveria se retirar de todas as áreas que conquistou dos árabes em 1967 e, em particular, Israel deve retirar-se completamente das Colinas de Golã, do sul do Líbano e da Cisjordânia”

Sobre a Guerra dos EUA contra o Iraque

“Tudo o que [George W. Bush] é o petróleo iraquiano.”

Sobre a Revolução Cubana e Fidel Castro

“Desde o seu princípio, a Revolução Cubana também foi fonte de inspiração para todos os povos amantes da liberdade. Admiramos os sacrifícios do povo cubano na manutenção da sua independência e soberania frente à campanha brutal orquestrada pelo imperialismo para destruir a conquista impressionante da Revolução Cubana (…). Vida longa à Revolução Cubana. Vida longa ao camarada Fidel Castro.”

Sobre Muamar Kadafi, ex-presidente da Líbia

“É o nosso dever dar apoio ao líder irmão (…), especialmente frente às sanções que não estão afetando apenas a ele, estão afetando as massas comuns da população (…), nossos irmãos e irmãs africanos.”

Sobre a preparação dos EUA para invadir o Iraque, em 2002

“Se você olhar para essas questões, chegará à conclusão de que a atitude dos Estados Unidos é uma ameaça à paz mundial.”

Sobre um Estado palestino

“A ONU tomou uma posição firme contra a apartheid; e ao longo dos anos, um consenso internacional foi construído, o que ajudou a finalizar este sistema de desigualdade. Mas nós sabemos muito bem que a nossa liberdade é incompleta sem a liberdade para os palestinos.”

Citações consagradas

"Nunca, nunca e nunca de novo derá acontecer de esta terra tão bela experimentar novamente a opressão de um pelo outro."

"Porque ser livre não é simplesmente afastar as amarras, mas viver de uma forma que respeite e aumente a liberdade dos outros."

"Ninguém nasce odiando outra pessoa por causa da cor da sua pele, do seu histórico ou da sua religião. As pessoas têm que aprender a odiar, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, porque o amor vem ao coração humano mais naturalmente do que o seu oposto."

"A educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo."

Da redação do Vermelho,
Com informações do BuzzFeed