Senado homenageia defensores dos Direitos Humanos
O Senado realiza sessão especial nesta terça-feira (3), para a entrega da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara. A condecoração – que está em sua quarta edição – é entregue, anualmente, a cinco personalidades com relevante contribuição à defesa dos direitos humanos no país. Entre os homenageados deste ano está o ex-governador do Maranhão Jackson Lago, in memoriam.
Publicado 02/12/2013 15:27
Os agraciados foram Dom Antonio Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife; Claudio Luciano Dusik, portador de atrofia muscular espinhal e inventor de um teclado virtual, o Muousekey, que auxilia pessoas com limitações para escrever e se comunicar; a deputada federal Janete Capiberibe (PSB-AP); o juiz Márlon Jacinto Reis, um dos coordenadores da campanha de mobilização popular pela aprovação da Lei da Ficha Limpa; e Warley Martins Gonçalles, presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Copab).
A comenda, instituída por projeto de lei do Senado, de autoria do ex-senador José Nery (Psol-PA), é uma homenagem ao arcebispo de Olinda e Recife Dom Hélder Câmara (1909-1999), notório por sua atuação na defesa dos mais pobres e dos perseguidos políticos durante a ditadura militar no Brasil.
Podem indicar candidatos à comenda as entidades governamentais e não governamentais de âmbito nacional que desenvolvam atividades relacionadas à defesa e promoção dos direitos humanos, além de senadores e deputados federais.
As indicações para a escolha dos agraciados são analisadas pelo Conselho da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, composto por um representante de cada partido político no Senado.
Da Redação em Brasília
Com Agência Senado