Base militar dos EUA é atingida por foguetes no Afeganistão
A maior base militar dos Estados Unidos no leste do Afeganistão foi alvo de foguetes nesta quarta-feira (27). O Aeroporto Internacional da cidade de Jalalabad, na província oriental de Nangarhar, foi o principal atingido, de acordo com fontes oficiais afegãs.
Publicado 28/11/2013 09:24
O ataque contra as forças e bases militares da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e, especialmente, dos Estados Unidos, não são corriqueiros, sobretudo por grupos contrários à presença das tropas estrangeiras no país.
O evento coincide com o momento em que os EUA buscam assinar um acordo, com o governo de Cabul, para a manutenção das suas tropas em territórios afegãos.
O Tratado Bilateral de Segurança (BSA) garantiria a permanência de bases e forças estadunidenses no país após 2014, prazo para a retirada das tropas estrangeiras.
O governo afegão discute o acordo com os EUA para definir a modalidade da atuação militar no país, que já leva 13 anos de presença estrangeira, desde a invasão de 2001, liderada pelo governo norte-americano.
Entretanto, protestos de rua e a denúncia reiterada da morte de civis por ataques com drones (aviões não tripulados) têm garantido duras críticas à política militar estadunidense no país.
No episódio desta quarta, ainda não há informações sobre danos ou vítimas do ataque contra a segunda maior instalação norte-americana em todo o Afeganistão.
Apesar do pretexto de combate ao terrorismo usado pelos EUA, liderando a Otan na invasão do país, os afegãos enfrentam ainda mais insegurança e violência do que há 12 anos, de acordo com diversos relatórios internacionais.
Da redação do Vermelho,
com informações da HispanTV