Presidente afegão condiciona assinatura de tratado com EUA

O presidente afegão, Hamid Karzai, pôs mais condições à assinatura de um tratado militar com os Estados Unidos, segundo uma declaração da Casa Branca divulgada nesta terça-feira (26) em Cabul, capital do país.

Segundo as informações, Karzai se reuniu na segunda-feira (25) em Cabul com a assessora de Segurança Nacional estadunidense, Susan Encrespe, a quem lhe fez saber que só se selará o pacto bilateral se os norte-americanos finalizarem de imediato as investidas nas residências afegãs e demonstrarem seu compromisso de ir a negociações de paz.

Outra das solicitações do chefe de Estado inclui a libertação dos presos afegãos do cárcere da base ilegal de Guantânamo, território ocupado pelos Estados Unidos contra a vontade do governo e do povo cubanos.

O texto da Casa Branca reflete a afirmação de Karzai de que, por enquanto, não está preparado para assinar em breve um acordo de segurança.

Mais uma explosão

Na manhã desta terça, uma bomba explodiu em um dos bairros de Cabul, sem causar vítimas, de acordo com o Ministério afegão do Interior.

A bomba detonou dentro de uma cesta de lixo, em uma casa onde são celebrados casamentos.

Por sorte, segundo a informação, a explosão ocorreu às 8 horas, quando não havia ninguém na instalação. Até agora nenhum grupo assumiu a autoria do atentado.

Fonte: Prensa Latina