Aberta mais uma rodada de negociações entre Irã e o grupo 5+1 

Representantes do Irã e do chamado grupo 5+1 – formado por Estados Unidos, China, Rússia, França, Grã-Bretanha e Alemanha – estão em Genebra pela terceira vez desde a eleição do presidente iraniano, Hassan Rouhani, em junho.

 A primeira reunião plenária durou apenas dez minutos, disseram fontes diplomáticas em Genebra. "Essa foi apenas uma breve sessão introdutória", disse um diplomata, que pediu para não ser identificado. "Agora, começarão as reuniões bilaterais", acrescentou.

Leia também:
Irã exige reconhecimento de seus direitos

O Irã havia pedido que essa primeira reunião fosse dedicada a esclarecimentos sobre o processo de negociações antes de contemplar a análise de um acordo, alegando que a confiança foi perdida no ciclo anterior.

"Vamos começar esta tarde as discussões sobre o processo de negociação e, se obtivermos um bom resultado, as negociações sobre o texto começarão provavelmente amanhã (…) É preciso recuperar a confiança perdida", nas últimas negociações, declarou antes da reunião o negociador nuclear iraniano, Abbas Aragachi, citado pela agência de notícias Fars.

Aragachi se referia às modificações feitas no texto do acordo, a pedido da França, em 9 de novembro passado. Os negociadores não chegaram a uma conclusão sobre o resultado.

Os integrantes do 5+1 realizam desde a última quarta-feira a terceira rodada de discussões com o Irã em cinco semanas. O objetivo é obter garantias de que o programa nuclear de Teerã não buscará a fabricação de armas atômicas.

Fonte: AFP