Ministro de Cuba acompanha trabalho de médicos cubanos na Bahia

O ministro da Saúde de Cuba, Roberto Morales Ojeda, esteve na Bahia, na última quarta-feira (13/11), para acompanhar o trabalho dos profissionais cubanos que atuam no estado, através do programa Mais Médicos. Acompanhado do secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, Ojeda visitou os Postos de Saúde da Família (PSF) das cidades de Adustina, Sitio do Quinto e de povoados da região do semiárido baiano.

Ojeda e Solla acompanharam de perto a rotina dos médicos que trabalham na Atenção Básica de Saúde, principalmente nas zonas rurais, onde a presença dos profissionais faz toda a diferença. Na Bahia, trabalham 320 médicos cubanos em 144 municípios.

O ministro afirmou que está satisfeito com o trabalho dos médicos e que, de acordo com o que observou, acredita em melhores resultados nos índices de saúde da Bahia. “Dá pra constatar a satisfação da população atendida e o impacto nos indicadores de saúde desta população, que é resultado de todo um trabalho, de um bom diagnóstico e de uma boa orientação terapêutica”.

Para o secretário Jorge Solla, o impacto do trabalho dos médicos é “fantástico”. “É muito positivo, com apenas 45 dias de trabalho dos primeiros profissionais que chegaram, ter uma avaliação extremamente positiva por parte dos colegas, das equipes, dos agentes comunitários, dos pacientes, dos prefeitos e secretários municipais”.

Até o final do ano, mais 350 médicos cubanos devem chegar ao estado, de acordo com o secretário.

Da Redação
*Com Secom/BA