Rússia denuncia tentativa de boicote à conferência de Genebra 2

A Rússia considera que estão sendo feitas tentativas para impedir a realização da segunda Conferência de Genebra sobre a Síria.

O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, disse neste sábado (2) que alguns estão fazendo certos intentos de levar a mencionada conferência a um beco sem saída. 

No marco de uma reunião entre os chanceleres e os ministros da Defesa da Rússia e do Japão, Lavrov se ha referiu a estes intentos, os quais têm por objetivo “se não o de minar a iniciativa em geral, mas o de distorcer o seu significado, algo que levará a situação a um beco sem saída”.

O chanceler russo elogiou a postura de países, entre eles o Japão, que dão apoio à realização da conferência, para depois agregar que a Rússia elogia sua presença na mesma.

“Destacamos a vontade do Japão de desempenhar um papel mais importante na política mundial, contribuir para a solução de problemas relacionados com a participação em operações internacionais, promover a resolução de conflitos e proporcionar ajuda humanitária”, afirmou Lavrov.

O governo de Damasco anunciou desde há muito tempo sua presença sem condições prévias no encontro, previsto inicialmente para este mês de novembro, mas ainda sem data marcada, ao passo que a oposição síria ainda não adotou uma posição a respeito.

Os grupos da oposição condicionaram sua presença na cúpula de Genebra à saída do presidente sírio, Bashar al-Assad, do poder. Não obstante, Damasco insiste em que este seguirá como mandatário do país até a realização das eleições presidenciais em 2014.

Hispan TV