Senado debaterá efeitos das mudanças climáticas no Semiárido
A Comissão de Mudanças Climáticas aprovou requerimento de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) para realização de audiência pública sobre os efeitos das mudanças do clima para o Semiárido. O evento acontecerá em forma de seminário e será realizado em conjunto com as Comissões de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor (CMA), Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), ambas do Senado Federal, e Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Câmara dos Deputados (CMADS).
Publicado 01/10/2013 10:56 | Editado 04/03/2020 16:27
“Não há dúvida, igualmente, de que as alterações mais dramáticas, com repercussão não apenas regional mas nacional, deverão ocorrer no semiárido brasileiro, atingindo os estados do Nordeste e vasta região do Estado de Minas Gerais (no norte e no nordeste de Minas, por exemplo, a desertificação avança em ritmo preocupante). Esta é igualmente a região sobre a qual mais estudos foram feitos, com avaliações e projeções que podem fundamentar o estabelecimento de políticas públicas adequadas para o enfrentamento da questão”, justificou Inácio.
Para debater o tema Situação e impactos das Mudanças Climáticas na região do Semiárido, serão convidados Eduardo Sávio Martins, da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme); José Marengo, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); Representante da Agência Nacional de Águas (ANA); Antônio Magalhães, do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE); Estélio Gama, do Banco do Nordeste do Brasil (BNB); e representante da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ).
Já o tema Soluções para mitigação dos efeitos da desertificação e da seca no semiárido e Fortalecimento Institucional como instrumento para o combate à Desertificação foram convidados Antônio Galvão -Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE; representante da Embrapa Semiárido; e representante do Programa de Desenvolvimento Hidroambiental – Prodham.
A Audiência pode acontecer no mês de novembro.
Fonte: Assessoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)