Sem categoria

Luciana Santos: O Brasil é muito mais do que assistimos na TV

"O Brasil é muita mais do que assistimos na TV", refletiu a deputada federal Luciana Santos (PCdoB/PE), ao falar sobre a luta pela regionalização da comunicação no Brasil. Segundo ela, o esforço é para romper com a hegemonia cultural do eixo Rio-São Paulo. "Queremos ver os quilombolas, os negros e negras do Brasil. Essa cultura não é retratada", ressaltou a parlamentar comunista.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho com informações da Agência Câmara

Luciana Santos, que é presidenta da Frente Mista em Defesa da Cultura, destacou que produtores de audiovisual, radialistas, jornalistas, músicos entre outros membros da classe artística estão organizados para impedir a aprovação, nos termos atuais, do Projeto de Lei (PL) 5992/2013, do Senado Federal, que estabelece os percentuais de regionalização da produção cultural de forma equivocada chegando inclusive a reduzir o tempo de programação regional.

O projeto chegou à Câmara como PL 5992/2013 e ignorou as propostas de regulamentação que já tramitaram na Casa. “Essa comissão mista alterou completamente o projeto de lei aprovado pela Câmara de Deputados que passou dez anos para ser aprovado e outros dez engavetado. Agora pretendem aprová-lo, após as alterações que fogem do princípio fundamental da regionalização da produção cultural, artística e jornalística. Na verdade isso é uma farsa”, opina Luciana.

O projeto apresenta outros problemas graves: inclui a cota a propaganda eleitoral e a programação religiosa sem qualquer limite de tempo; não está garante o horário de melhor audiência para a inserção da programação regional e exclui a obrigatoriedade de contratação da produção independente.

Ouça declaração da parlamentar na Rádio Vermelho: